Lei garante passe livre para idosos e pessoas com deficiência
qua, 8 de janeiro de 2014 00:06DA REDAÇÃO – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em dezembro de 2013, o projeto de lei 493/11, que regulamenta o passe livre para idosos e pessoas com deficiência em ônibus intermunicipais. A decisão passa a ser lei a partir de 1º de março deste ano em todo o estado de Minas Gerais.
O benefício vale para a pessoa com idade acima de 65 anos que tenha renda individual inferior a dois salários mínimos. Em casos de deficiência, o interessado deverá ter em mãos laudo médico-pericial emitido por profissionais de saúde integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os araguarinos devem estar atentos, pois enquanto o cadastro não for consolidado, é necessário apresentar, além do laudo médico e documento de identidade, carteira de trabalho, contracheque ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição do INSS, extratos de pagamento de vencimentos ou benefícios comprovando renda inferior a dois salários mínimos.
Também serão fixadas nos guichês de venda e nos veículos de transporte intermunicipal, as informações sobre a concessão do benefício. Conforme a lei, os veículos deverão ter dois lugares destinados a estes passageiros, sendo que o bilhete precisa ser solicitado com, no mínimo, 12 horas de antecedência. No momento do embarque, o beneficiário deve apresentar documento de identidade com foto a fim de comprovar seu cadastro.
Segundo afirmou o governador Antônio Anastasia, a lei é uma tentativa de melhorar as condições de vida da população mineira. “Estamos adotando medidas que tenham impacto na vida dos cidadãos; sabemos também que as pessoas idosas necessitam deste benefício e o transporte gratuito é mais um passo para esta melhoria,” ressaltou o governador.
A gratuidade do transporte para pessoas acima de 65 anos nos ônibus entre as cidades mineiras é prevista na Lei 10.419, de 1991, mas nunca foi regulamentada. A estimativa do governo é que Minas Gerais tenha seis milhões de idosos. O passe livre funciona em 21 outros estados brasileiros.
A aposentada Maria Tereza de Andrade, de 54 anos, residente no município comemorou a nova lei e afirmou que o benefício representa uma economia significativa na hora de viajar. “Esta é uma boa notícia, pois precisamos deste serviço e agora estamos finalmente amparados por lei,” finalizou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (30/11) qui, 30 de novembro de 2023
- Coluna: Direito e Justiça (30/11) qui, 30 de novembro de 2023
- 54º Concurso de Contos e Poesias: ALAA e FAEC realizam solenidade de premiação qui, 30 de novembro de 2023
- Recadastramento dos permissionários do serviço de táxi e vistoria anual começa na próxima semana qui, 30 de novembro de 2023
- Caged: Araguari apresenta saldo de 338 empregos formais em outubro qui, 30 de novembro de 2023
- Cruzeiro: risco de rebaixamento muda após vitória corintiana no Rio qui, 30 de novembro de 2023
- Araguari em vantagem na grande Final da Copa Inconfidentes de Futsal 2023 qui, 30 de novembro de 2023
- TAC Amorim disputa terceira final seguida em Araguari qui, 30 de novembro de 2023
- Ação para caminhoneiros acontece hoje na BR050 qui, 30 de novembro de 2023
- 2° Batalhão Ferroviário vence o Prêmio “Excelência na Gestão Orçamentária 2023” qui, 30 de novembro de 2023
> > Veja mais notícias...