Sexta-feira, 12 de Abril de 2024 Fazer o Login

Páscoa – Tradição e momento em família

sex, 18 de abril de 2014 00:20

Márcio Nobre
Para os cristãos, a Páscoa significa ressurreição de Jesus Cristo, e é considerada uma das maiores festas, celebrada com muita alegria. O nome deriva da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu, marcado pela travessia do Mar vermelho, que “abriu passagem” aos filhos de Israel à Terra Prometida.

Existem diversas maneiras de comemorar, porém o mais importante é escolher os símbolos que mais nos representam, refletir sobre o que gostaríamos que nossa família tivesse em mente durante a celebração. Por exemplo, no cristianismo um cordeiro simboliza Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, já a cor verde simboliza o renascimento, enquanto o branco remete à pureza, e para muitos o ovo simboliza uma nova vida.

Servir um jantar típico daquela época é uma forma interessante de reunir a família, assim como Jesus reuniu com seus discípulos na última ceia. De acordo com a Biblioteca Virtual Judaica, os alimentos consumidos regularmente naquele tempo, eram: pães ázimos (sem fermento), cordeiro assado, ervas, amêndoas, nozes e frutas secas.

Compreender a simbologia desta data, torna nossa celebração mais significativa, pois a Páscoa é também uma excelente oportunidade para crescermos em unidade no relacionamento familiar, desfrutarmos de momentos inesquecíveis e preservar tradições.  Presentear e receber ovos de chocolate, bombons e trufas pode ser bastante prazeroso, mas o verdadeiro significado é a maior herança que podemos trazer ao nosso lar e transmitir aos filhos, a certeza de que Cristo está vivo em nós, convicção que nos inspira a comemorar.

Feliz Páscoa!

rodape

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: