Partidos políticos têm até o dia 5 para registrar seus candidatos às eleições 2014
qui, 3 de julho de 2014 01:01DA REDAÇÃO – Os candidatos aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual que irão pleitear as eleições em 2014, devem apresentar o requerimento de registro de candidatura até o dia 5 de julho.
Nas eleições gerais de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) recebeu cerca de 1.800 pedidos de registro, quantitativo também esperado para as Eleições 2014. Para as eleições proporcionais, há 77 vagas para deputados estaduais e 53 para deputados federais eleitos por Minas. Cada partido poderá registrar candidatos às eleições proporcionais até 150% do número de vagas a preencher.
Segundo o chefe do Cartório da 16ª Zona Eleitoral de Araguari Fernando Guetti, por orientação do Tribunal, os Cartórios não protocolam documentos referentes ao registro nas cidades do interior. “A análise da documentação para o registro do candidato é feita na cidade de Belo Horizonte. Assim, a orientação é que os partidos e candidatos enviem seus pedidos de registro para o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais,” ressaltou.
Para Fernando Guetti, a data deve ser respeitada a fim de resguardar eventuais falhas e até mesmo o indeferimento da candidatura. A documentação necessária é definida por lei e diz respeito à filiação em um partido, provas desta filiação, além de documentos pessoais e certidões criminais.
Conforme informação da secretaria do TRE, neste período eleitoral, que segue até o mês de novembro, o local funcionará em regime especial. Em todos os finais de semana e feriados, haverá plantão das 13 às 19 horas. O horário começa a valer no próximo sábado, dia 5.
Na sexta-feira, 4, em virtude do jogo do Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo, o Tribunal funcionará em horário diferenciado, das 8h às 12h30. A determinação está na Portaria do TRE nº 282/14.
MESÁRIO VOLUNTÁRIO
Os araguarinos podem se inscrever para participar das eleições 2014, como Mesário Voluntário. O cadastro é feito na sede da 16ª Zona Eleitoral de Araguari situada à rua Quinca Mariano, 337, Centro.
Sobre a importância do trabalho voluntário, Fernando Guetti afirmou que há vários benefícios assegurados àqueles que se disponibilizam a ajudar. Os participantes têm direito à folga do trabalho pelo dobro dos dias dedicados às eleições e também nos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MOMENTO DO VÔLEI – 11 DE DEZEMBRO qua, 10 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 10 DE DEZEMBRO qua, 10 de dezembro de 2025
- Chegada do mês de dezembro apresenta aumento considerável de veículos nas ruas do município qua, 10 de dezembro de 2025
- Viagens no mês de dezembro aumentam alerta da Polícia Rodoviária Estadual qua, 10 de dezembro de 2025
- Feirão de Natal da Mega Casa dos Colchões promete zerar o estoque de 2025 com preços jamais vistos qua, 10 de dezembro de 2025
- Juíza Ana Régia recebe a Medalha “Desembargador Hélio Costa” em Araguari qua, 10 de dezembro de 2025
- Usuários da BR-365 precisam de atenção com obras realizadas pela concessionária qua, 10 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Monte Carmelo entrega reforma e ampliação na Escola de Celso Bueno qua, 10 de dezembro de 2025
- Legislativo vota projetos e discute temas de impacto para o município qua, 10 de dezembro de 2025
- Grupiara vive dia de magia e união com festa de Natal e Ação Social promovida pela Prefeitura qua, 10 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
