Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Partidos políticos têm até o dia 5 para registrar seus candidatos às eleições 2014

qui, 3 de julho de 2014 01:01

DA REDAÇÃO – Os candidatos aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual que irão pleitear as eleições em 2014, devem apresentar o requerimento de registro de candidatura até o dia 5 de julho.

Nas eleições gerais de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) recebeu cerca de 1.800 pedidos de registro, quantitativo também esperado para as Eleições 2014. Para as eleições proporcionais, há 77 vagas para deputados estaduais e 53 para deputados federais eleitos por Minas. Cada partido poderá registrar candidatos às eleições proporcionais até 150% do número de vagas a preencher.

Segundo o chefe do Cartório da 16ª Zona Eleitoral de Araguari Fernando Guetti, por orientação do Tribunal, os Cartórios não protocolam documentos referentes ao registro nas cidades do interior. “A análise da documentação para o registro do candidato é feita na cidade de Belo Horizonte. Assim, a orientação é que os partidos e candidatos enviem seus pedidos de registro para o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais,” ressaltou.

Para Fernando Guetti, a data deve ser respeitada a fim de resguardar eventuais falhas e até mesmo o indeferimento da candidatura. A documentação necessária é definida por lei e diz respeito à filiação em um partido, provas desta filiação, além de documentos pessoais e certidões criminais.

Conforme informação da secretaria do TRE, neste período eleitoral, que segue até o mês de novembro, o local funcionará em regime especial. Em todos os finais de semana e feriados, haverá plantão das 13 às 19 horas. O horário começa a valer no próximo sábado, dia 5.

Na sexta-feira, 4, em virtude do jogo do Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo, o Tribunal funcionará em horário diferenciado, das 8h às 12h30. A determinação está na Portaria do TRE nº 282/14.

MESÁRIO VOLUNTÁRIO

Os araguarinos podem se inscrever para participar das eleições 2014, como Mesário Voluntário. O cadastro é feito na sede da 16ª Zona Eleitoral de Araguari situada à rua Quinca Mariano, 337, Centro.

Sobre a importância do trabalho voluntário, Fernando Guetti afirmou que há vários benefícios assegurados àqueles que se disponibilizam a ajudar. Os participantes têm direito à folga do trabalho pelo dobro dos dias dedicados às eleições e também nos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: