Quarta-feira, 17 de Abril de 2024 Fazer o Login

Parte de problemas relacionados à falta pode ser consequência de ato criminoso, explica SAE

qua, 27 de setembro de 2023 08:03

Da Redação

 

O período longo de estiagem, acompanhado do calor intenso presenciados nas últimas semanas tem gerado um problema em várias cidades da região, e em Araguari não é diferente. A falta de água nas torneiras das residências, nos últimos dias, em especial no final de semana, foi sentida em vários bairros da cidade.

 

As reclamações maiores ocorreram nos bairros, Amorim, Millenium, Bela Suíça I, II e II, Miranda, Ouro Verde e Independência. Os relatos foram que, em algumas residências, a água chegava de forma fraca, mas sem força para subir até as caixas de água.

Duas equipes de plantão da SAE, reforçadas por um caminhão pipa do 2º Batalhão Ferroviário, levaram água para algumas residências afetas no final de semana

 

Para aliviar o problema, a Superintendência de Água e Esgoto trabalhou com duas equipes de plantão, reforçadas por um caminhão pipa do 2º Batalhão Ferroviário durante o sábado, 23, e domingo, 24, levando água para várias residências, após captarem, através das reclamações, as localidades que estavam necessitadas.

 

A reportagem da Gazeta do Triângulo procurou a Superintendente da SAE, Cláudia Eliane, a fim de buscar para a população uma explicação técnica para o ocorrido, tendo em vista que, nesta época de calor forte, os poços não conseguem repor a água de forma rápida para serem bombeadas e fazer com que o liquido precioso chegue até as residências.

 

De acordo com a superintendente, na sexta-feira, 22, o abastecimento nos bairros Bela Suíça I, II e III, ficou comprometido de forma pontual e já no sábado, 23, houve um aumento de pedidos de água. No domingo, 24, pela manhã, foi detectado que a falta de água foi uma ação que está investigada como supostamente criminosa, que esvaziou o reservatório e causou todo esse transtorno à população.

 

“Foi feito um Boletim de Ocorrência no domingo pela manhã e a polícia vai investigar para tentar chegar ao autor desse feito. O abastecimento dos bairros Bela Suíça I, II e III é feito com seu próprio reservatório, em torno de 1,2 milhões de litros. Geralmente não há falta de água e diante disso, descobrimos essa ação que está sendo investigada criminosa, explicou Cláudia.

 

Sobre o abastecimento nos bairros Sibipiruna, Parque dos Verdes e Interlagos, a SAE informa que está sendo restabelecido o abastecimento de água. “Tivemos uma quebra de rede, na Adutora da Av. João Rodrigues da Cunha, mas já foi feito o reparo”, reforçou.

 

A superintendente ressaltou que, durante a manutenção, poderá ocorrer, ainda, baixa pressão ou falta de água em alguns bairros. No período de retomada do abastecimento, em alguns casos, poderá ocorrer alterações na cor e aumento da turbidez, temporariamente.

 

A SAE informou também que, na quinta-feira, dia 21, foi feita a troca de uma bomba no reservatório do bairro Independência, sendo instalada uma bomba maior, aumentando assim a funcionalidade do abastecimento.

 

Sobre a forte onda de calor que está atingindo o município, a SAE recomenda aos moradores dos bairros atingidos a usar a reserva doméstica de suas caixas d’água, evitando atividades que demandam uso excessivo de água e desperdícios.

 

O engenheiro Pedro Henrique Ferreira, que presta o serviço terceirado à autarquia, informou que o gasto de água aumentou em 50% em praticamente todas as casas neste final de semana. E esse aumento foi outro fato que contribuiu no abastecimento. “Nesta demanda de alta temperatura temos o consumo aumentado. Vou dar como exemplo, se temos um reservatório trabalhando durante 4h, durante esse tempo a população está consumindo essa água em 2h, o que prejudica o abastecimento normal. Há um mês atrás não tínhamos isso. Temos 170 poços semiartesiano onde a água e captada por meio de redes ou por meio de centrais por meio de tratamento de água. Temos sempre um estudo para abertura de novos poços e somente nesse ano quatro deles foram perfurados para atender melhor a população”, explicou.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Quando ela chega e não sobe é só colocar um reservatório com bomba e aí ela sobe para a caixa que fica no alto.

Deixe seu comentário: