Segunda-feira, 30 de Março de 2026 Fazer o Login

Parque de Exposições Rondon Pacheco recebe 1º Simpósio de Piscicultura da região

qui, 25 de outubro de 2018 05:43

Da Redação

Evento está inserido no 1º Congresso de Agronegócios de Araguari e acontece hoje a partir das 13h

Em uma cidade envolta por represas, o potencial de piscicultura é pouco aproveitado em Araguari. Isso é o que o secretário de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, afirma à Gazeta do Triângulo. Tendo isso em mente, a secretaria, junto à AEA (Associação dos Engenheiros de Araguari) e o Crea MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) organizaram o 1º Simpósio de Piscicultura da região.

Encontro deve levantar principais gargalos que atrapalham no mercado de piscicultura da cidade

Encontro deve levantar principais gargalos que atrapalham no mercado de piscicultura da cidade

 

O evento acontece hoje, 25, a partir das 13h no Parque de Exposições Rondon Pacheco e faz parte do 1º Conagro (Congresso de Agronegócios) da cidade. “É um dia de mea culpa, de discussão sobre o que está acontecendo com a piscicultura no município. Haverá palestras técnicas sobre tilápia e outras variedades também e uma discussão técnica para avaliar o motivo de a produção não se solidificar, apesar dessa vasta área de parque aquático que temos”, relada Brito.

Para o engenheiro agrônomo José Rafael da Silva, coordenador técnico do evento e membro da AEA, a exploração do potencial de piscicultura não é baixa na região, porém não é satisfatória. “Estamos rodeados por represas com riquezas muito grandes, exploradas, porém longe de atingir o potencial; acredito que menos de 5% sejam aproveitados pelos piscicultores. Para expandir a piscicultura é necessário conhecimento e é por isso que esse simpósio é tão necessário.”

Segundo ele, o espaço para participação é limitado para 120 pessoas e aproximadamente 80 inscreveram-se até ontem, 14h. “Qualquer interessado pode participar. É importante ressaltar que, apesar de termos uma programação, provavelmente os horários não serão cumpridos à risca, pois alguns palestrantes precisam ir embora mais cedo. O ideal é que o inscrito participe de todo o simpósio, que será muito rico de informações.”

Um das palestras mais aguardadas é a ministrada por Francisco das Chagas de Medeiros, diretor da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O tema abordado é o mercado e associativismo na cadeia da piscicultura brasileira.

Além deste tema, o simpósio conta com as palestras: Licenciamento Ambiental, ministrada pela Supram (Superintendência Regional de Meio Ambiente); Espécies de peixes com potencial na região, proferida por Hélida Fernandes (Imepac); Ranicultura, peixes ornamentais, camarão e outros, proferida pelo Dr. Fernando Moraes Machado Brito; Manejo de tilápias em tanque-rede, ministrada por César Soares dos Santos; e Cadeia do peixe.

O dia encerra-se por volta das 20h com uma roda de viola e um festival de peixes promovido pelo Japita.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: