Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Parceria entre secretarias amplia ações de inclusão e qualifica atendimento socioassistencial

qui, 12 de fevereiro de 2026 08:00

Da Redação

Foto 1: Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da SUPIR participam de reunião de alinhamento institucional.

O fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão passa, necessariamente, pelo diálogo entre diferentes setores da administração pública. Em Araguari, os encontros de alinhamento institucional entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Inclusão Social (SUPIR) têm cumprido esse papel estratégico: integrar ações, evitar sobreposições e garantir mais eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Além de promover maior articulação entre as equipes, as reuniões possibilitam a troca de experiências, o compartilhamento de dados e a construção de fluxos de atendimento mais qualificados. O objetivo é claro: assegurar que os serviços socioassistenciais estejam preparados para atender, com sensibilidade e respeito, grupos historicamente vulnerabilizados, ampliando a capacidade de resposta do poder público diante das desigualdades sociais.

Dentro dessa proposta, no último dia 9, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou uma reunião de alinhamento com a SUPIR. O encontro teve como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade, à inclusão e à qualificação do atendimento socioassistencial no município.

Participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eunice Mendes, o superintendente da SUPIR, Marco Túlio Nascimento, além das técnicas de apoio à gestão — as assistentes sociais Patrícia Silva Oliveira e Regiane de Carvalho dos Santos — e a pedagoga Sheila Cristina Vieira Damião.

Como encaminhamento prático do encontro, foi firmada uma parceria para a realização de uma capacitação formativa destinada a técnicos e coordenadores da rede socioassistencial, além de profissionais da própria secretaria. A formação irá abordar temas como relações étnico-raciais, direitos humanos e os direitos da população LGBTQIAPN+, com ênfase no atendimento à diversidade e no respeito às especificidades dos usuários dos serviços.

A capacitação será ofertada pela SUPIR e tem como objetivo instrumentalizar e qualificar os profissionais, promovendo um atendimento mais humanizado, ético e inclusivo, em consonância com os princípios da política de assistência social. A formação está prevista para os dias 17 e 18 de março, reforçando o compromisso da Prefeitura de Araguari com a promoção da igualdade, dos direitos humanos e da inclusão social.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: