Para isentar IPTU, prefeitura deve cumprir exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal
ter, 11 de março de 2014 01:24DA REDAÇÃO – Para que a isenção do IPTU para imóveis de até 70 metros quadrados seja viabilizada, a prefeitura vem trabalhando conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual impõe que a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro, atendendo lei de diretrizes orçamentárias.
Segundo informado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Nilton Eduardo Castilho Costa e Silva, a condição imposta será cumprida, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.
Para isto, a prefeitura vem trabalhando para atualizar o cadastramento imobiliário de todas as áreas acima de 70 metros quadrados construídas em todo o município, com o objetivo de aumentar a arrecadação.
De acordo com informações, a renúncia da receita com a instituição da isenção para os contribuintes que possuem área de até 70 metros quadrados será no valor de um milhão e quatrocentos mil reais, estando devidamente prevista no anexo próprio das metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO para o exercício de 2014 (Lei nº 5.229, de 15 de julho de 2013, alterada pela Lei nº 5.311, 12 de dezembro de 2013).
Para ser contemplado com a isenção de IPTU, direito ao benefício instituído por lei, o proprietário deve possuir apenas um imóvel de até 70 metros quadrados de área predial.
Além disso, os proprietários devem atender as exigências de provar a situação socioeconômica com inscrição no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha seg, 22 de junho de 2026
- Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí seg, 22 de junho de 2026
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...