Para evidenciar a “Semana de Fiscalização e Conscientização das Leis no Município de Araguari”, CAIC recebe visita de vereador
qua, 9 de abril de 2014 00:59COM ASSESSORIA – O CEM Dr. Arcino Santos Laureano – CAIC — recebeu na quinta-feira, 3, o vereador Levi Siqueira (PMDB) que realizou palestra para os alunos do 8º e 9º anos sobre a Legislação acerca dos direitos e deveres dos jovens, crianças e adolescentes e também sobre as Leis Municipais de Araguari.
O propósito da palestra é transmitir aos alunos que há direitos e deveres para todos, pois só assim conseguimos ter um bom convívio em sociedade. Atualmente o discurso das mídias tem privilegiado somente os direitos das crianças e adolescentes, esquecendo-se de transmitir aos mesmos a importância da reciprocidade, pois afinal, onde há um direito há também um dever a ser cumprido. O artigo 6º do ECA diz que “Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais e a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.”
Ao término da palestra, foi apresentado um vídeo expondo a importância da boa convivência elencando princípios de educação, gentileza, prontidão, respeito, solidariedade, dentre outros. “Para o exercício da cidadania, a ética e a moral tem papel fundamental, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país somente se fortalece na cidadania a partir de sólidas bases éticas, em que a escola também tem o dever de ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia e da própria condição humana”, disse o vereador.
A diretora, Cláudia Coelho, ressaltou que a palestra veio de encontro com os objetivos de trabalhos de orientação para o corpo discente da escola, uma vez que a preocupação com o futuro das crianças que ali estudam é de primordial interesse, uma vez que o corpo docente e a direção também deixam um legado de compromisso com o futuro do nosso país. “Os pais são o espelho para estas crianças, por isso é fundamental que a família tenha uma base sólida e a escola é o outro eixo que auxilia, ampara, orienta e assiste estas crianças, jovens e adolescentes para um futuro promissor diante de direitos e deveres a serem cumpridos para o bem comum da sociedade.”
Ainda na temática da palestra, o vereador salientou que foi pleiteado por ele a criação do Conselho Municipal da Juventude, conforme Lei nº 4.541, de 5 de agosto de 2009, e ainda foi proposto à Câmara Municipal uma Audiência Pública, com data a ser agendada para discussão sobre o Plano Municipal de Políticas para a Juventude,com o objetivo de nortear uma política de desenvolvimento para os jovens araguarino, na qual considera a presença de Cláudia Coelho de suma importância, assim como as demais diretoras das escolas municipais.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais ter, 15 de julho de 2025
- Preço do leite cai em Minas ter, 15 de julho de 2025
- RADAR – 15 de julho ter, 15 de julho de 2025
- Prefeitura de Estrela do Sul propõe reajuste para plantões do Conselho Tutelar ter, 15 de julho de 2025
- 3º Torneio de Veteranos Amigos do Aldo ter, 15 de julho de 2025
- Rodada de abertura da Divisão Especial tem goleada do São Jorge e vitória do Kubanacan ter, 15 de julho de 2025
- Sábado foi de muitos jogos e torcida animada na Escola de Formação de Atletas Olé ter, 15 de julho de 2025
- Final de semana é marcado com intenso trabalho da Polícia Militar ter, 15 de julho de 2025
- DA REDAÇÃO – 15 DE JULHO ter, 15 de julho de 2025
- Novo Horizonte goleia atual campeão e segue como único invicto ter, 15 de julho de 2025
> > Veja mais notícias...