Papo Quente com Eunice Mendes
sex, 4 de março de 2016 08:02Os Deuses no Olimpo
e a visão do futuro…
“A experiência mostra que, prevendo com bastante antecedência, os passos a serem dados, é possível agir rapidamente na hora de executá-los.”
Cardeal Richelieu, 1585-1642
“Os Deus no Olimpo olhando as ações dos humanos, lá de cima das nuvens, eles anteveem o desfecho de todos os grandes sonhos que levam à ruina e à tragédia. E riem da nossa incapacidade de ver além do momento presente e de como nos iludimos”.
Segundo a cosmologia dos antigos gregos, os deuses teriam a visão total do futuro. Eles viam tudo que aconteceria, nos mínimos e intrincados detalhes. Os homens, por sua vez, eram vítimas do destino, prisioneiros do momento e das suas emoções, incapazes de ver além do perigo imediato. Heróis como Ulisses, capazes de enxergar além do presente e planejar vários passos com antecedência, pareciam desafiar o destino, aproximar-se dos deuses na sua capacidade de determinar o futuro. A comparação continua válida para quem pensa com antecedência e, pacientemente conduz seus planos à realização; parece ter um poder divino.
Como a maioria das pessoas está presa demais ao momento para planejar este tipo de previsão, a capacidade de ignorar perigo e prazeres imediatos se traduz em poder.
É o poder de ser capaz de superar a tendência natural humana de reagir conforme elas vão acontecendo, em vez de treinar dar um passo atrás, imaginar as coisas maiores tomando forma além do seu campo imediato de visão.
As pessoas, na sua maioria acreditam que têm consciência do futuro, que estão planejamento e pensando com antecedência. Em geral, se iludem.
Na verdade, o que elas fazem é sucumbir aos seus próprios desejos, ao que elas querem que o futuro seja.
Seus planos são vagos, baseados na imaginação e não na realidade. Elas podem acreditar que estão pensando em tudo até o fim, mas estão na verdade focalizando apenas o final feliz, e se iludindo com a força do seu desejo.
Em 415.a.C. os antigos atenienses atacaram a Sicília, acreditando que a expedição lhes traria riquezas, poder e um desfecho glorioso para os dezesseis anos da Guerra do Peloponeso.
Não pensaram nos perigos de uma invasão tão longe de casa, não previram que os sicilianos lutariam ainda mais ferozmente visto que as batalhas se dariam na terra deles, ou que inimigos de Atenas se uniriam contra eles, ou que a guerra estouraria em várias frentes, exaurindo suas forças.
A expedição siciliana foi um desastre total, levando à destruição uma das maiores civilizações de todos os tempos.
Os atenienses foram conduzidos à ruína por seus corações, não por suas mentes. Eles viram apenas as chances de glória, não os perigos que assomavam à distância.
“A toda ação cabe uma reação”. É uma das leis de Newton.
E a Lei do Retorno? O que vai, volta?
Tenho ouvido tanto um Deus do Olimpo que olha a todos com superioridade…
Quem você pensa que é?… Pobre mortal…
E os bajuladores de antes são os mesmos de hoje. E com certeza estarão lá amanhã…
Senhor me dê muita tolerância porque se me der força…
E aqueles que são sempre base… Em qualquer projeto político se enquadram. Aí é fácil…
Não tem ideais só assistencialismo… E vai levando…
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agro mineiro supera mineração ter, 24 de dezembro de 2024
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...