Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Papo Quente com Eunice Mendes

sex, 8 de janeiro de 2016 08:17

abertura-papo-aberto

Valores morais são conceitos que adquirimos ao longo de toda a nossa vida com base nos ensinamentos que recebemos dos nossos pais e da comunidade na qual estamos inseridos. Tais conceitos norteiam nossa forma de ver o mundo e de agir em sociedade, impondo limites ao nosso comportamento.

As regras são definidas pela moral de acordo com o bom costume.

Estes valores e convenções são estabelecidos coletivamente pela cultura ou pela sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.

Ética e Moral buscam o bem-estar social.

E hoje? Temos conseguido este bem-estar social? A Coreia do Norte continua investindo mais em armamentos bélicos do que em alimentação, o Brasil passando por uma crise financeira devido à corrupção e mau uso dos recursos públicos. Os governos atrasando pagamentos aos servidores. Várias instituições preponderantes para a vida em sociedade como seus servidores em greve. Os juros e a inflação nocauteando os cidadãos.

Temos hoje bem-estar social?

Onde iniciou o erro? Quem errou e continuou errando sem a intervenção dos órgãos fiscalizadores para levar a nossa sociedade à situação que se encontra?

Voltemos aos valores. Para quem trabalho? A quem devo servir? Quais são os meus valores? Se um agente público se enriquece com os recursos do povo e ele não for penalizado não importa…

A sociedade aos pouquinhos vai aceitando a sua fortuna e suas infrações e crimes.

Será que os valores foram esquecidos ou trocamos o nosso DNA? Esquecemos nossas origens? Nosso berço?

As pessoas hoje não ligam mais se os recursos foram adquiridos de forma ilegal, parece que até valorizam aqueles que gostam de levar vantagem, que passam a perna nos outros, que sempre querem ganhar à custa de alguém.

Moral da estória: temos que rever nossos valores, o que realmente vale a pena nesta passagem nossa por aqui e tentarmos realinhar o leme…

“Falsos valores e palavras ilusórias: são estes os piores monstros para os mortais, longamente e à espera, dorme neles a fatalidade”.

“Tem tão pouco valor tudo aquilo que tem preço”.

Friedrich Nietzsche

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: