Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Papo Quente – A Lei do Nome

sex, 4 de dezembro de 2015 08:37

abertura-papo-aberto

“O bom nome vale mais do que muitas riquezas”. Provérbios 22:1

Seu nome é seu maior patrimônio profissional: Aprendi isto com minha mãe. Nome bom… Por isso a Lei do Nome é uma das mais importantes para a construção de uma carreira ou empresa de sucesso.

Sempre há quem esteja disposto a abrir mão de seu berço, de seus princípios e valores para conseguir sucesso e bens materiais… Em minha opinião, essa troca não vale a pena.

“O bom nome vale mais do que muitas riquezas” diz Salomão. É neste princípio que nos baseamos para chamar atenção de que seu nome (sua credibilidade, respeito) é o referencial mais importante de sua carreira.

O nome pode carregar, ou não, dignidade, alto valor agregado e diferenciais positivos.

Vários homens sacrificam sua honra pessoal, sua integridade e sua honestidade para conseguir ascensão rápida e depois pagam um preço muito alto pelas suas opções. O custo não é recomendável. “O tempo se vinga de tudo o que é feito sem sua colaboração”. (Jurista Eduardo Couture).

O transcurso do tempo faz a verdade de um nome – e do caráter de uma pessoa ser revelada. Basta aguardar.

Abraham Lincoln também batia na mesma tecla: -“Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo. Mas não consegue enganar todas as pessoas por todo o tempo”.

A Bíblia, por sua vez, afirma que “nada há encoberto que não venha a ser revelado, e oculto que não venha a ser conhecido.” (Lucas 12:2).

O ideal é não fazer coisas erradas, mas se cometemos erros devemos repará-los o mais rápido possível. Evite a ilusão de ganhar dinheiro fácil. Jamais engane os outros, porque o tempo é senhor da verdade.

Entre homens honrados, a palavra é o que basta. Existe um grau de confiança que dispensa documentos e assinaturas. É bom negociar com cavalheiros, o contrato é mera formalidade, mas quando ela não é confiável, nem mesmo o contrato garante muita coisa. O papel serve para lembrar o que foi tratado. O bom nome exige honestidade, mas não é construído apenas com ela. Exige capricho, seriedade e zelo profissional.

Cuide de seu nome, cumpra com sua palavra, não fale coisas sem pensar ou sobre as quais não tem conhecimento. O bom nome exige vigilância constante. Funciona para quem é empregado, para o dono da empresa, para o profissional liberal.

 

“A medida do amor é amar sem medida”.

Santo Agostinho

“Liderança é influência e não posição”.

John Mascwrell

“Tome cuidado para não explodir a ponte que você terá que atravessar”.

Winston Churchill

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.

Epicuro

“Dois homens olham pela mesma janela. Um vê a lama. O outro vê as estrelas”.

Frederich Langbridge

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: