Papo Legal: esclarecimentos sobre prevenção às drogas aos idosos
qui, 17 de abril de 2014 14:11Roda de conversa, apresentação de vídeo e dinâmicas
variadas são os meios utilizados pelo projeto
DA REDAÇÃO – A equipe multidisciplinar da Secretaria Antidrogas e Defesa Social está desenvolvendo diversas ações em equipamentos públicos e entidades da cidade por meio do programa Papo Legal. As atividades acontecem durante todo o mês de abril e atendem crianças, jovens, adultos e também os idosos.
Na última terça-feira, dia 15, a equipe esteve, a partir das 9h, no Conviver Guarani, na Avenida do Carnaval 415, no bairro Guarani. Já no período da tarde, às 15h, o programa foi até o CRAS Marta Helena, na Rua Neuza Maria Gomes 35. Foram atendidos cerca de 100 idosos, entre homens e mulheres, nas duas unidades. Desde o início do ano, aproximadamente 400 pessoas da terceira idade já foram atendidas.
O Papo legal é um projeto realizado em escolas e instituições através de uma conversa informal, debatendo temas sobre prevenção às drogas. Normalmente, a equipe começa de forma descontraída para que esse conceito seja levado no dia a dia dos estudantes e de todos os que participam das atividades.
Os atendimentos são feitos através de roda de conversa com interatividade entre a equipe e os participantes, apresentação de vídeo e dinâmicas variadas, como mitos e verdades. O programa teve inicio em 2013, envolvendo Uberlândia e outras cidades da região. Os resultados foram tão positivos que Uberlândia passou a ser um centro de referência em relação à prevenção de álcool e drogas.
Esse projeto é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), através da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, com a OSCIP Terra da Sobriedade. O Papo Legal tem como proposta realizar o levantamento e o fortalecimento da rede social de prevenção do uso e abuso do álcool e das drogas, por meio da articulação de representantes das instituições governamentais e das organizações da sociedade civil afins, nos municípios do Estado.
Segundo a secretária Antidrogas e de Defesa Social, Flávia Carvalho, o reconhecimento vem agregado de novo significado e responsabilidade. Ela destaca que por meio desse reconhecimento, certamente outras cidades vão procurar seguir o exemplo e implantar o Papo Legal em suas respectivas localidades. “Vencer essa luta não é fácil e não conseguimos sozinhos. Se nos unirmos com mais pessoas, mais municípios, mais políticas voltadas para a prevenção, nos fortaleceremos nesse objetivo”, concluiu Flávia.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...