Segunda-feira, 17 de Junho de 2024 Fazer o Login

Pais enfrentam filas para efetuar matrículas de alunos na rede pública

ter, 17 de dezembro de 2013 06:29

Secretária afirma que em Araguari não há déficit de vagas escolares

SAMARA ARRUDA – O final de semana foi marcado tanto pela ansiedade, quanto pelas enormes filas que se formaram em frente às escolas municipais e creches. Para não perderem a vaga, pais e responsáveis se organizaram por ordem de chegada. Várias pessoas permaneceram nos locais desde a madrugada de sábado e até enfrentaram as chuvas para conseguir matricular seus filhos para o ano letivo de 2014. Devido à demanda, as mais procuradas foram as unidades C.E.M João Pedreiro, no Centro; Mário da Silva Pereira próximo à Unipac e Maria de Fátima Oliveira Morais, no bairro Jóquei Clube.

Para explicar o ocorrido, a secretária de Educação Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria informou que os pais haviam sido previamente orientados a procurar as escolas mais próximas da residência do aluno, a fim de evitar o transtorno ocorrido. “Tivemos grande número de pessoas dispostas a matricular seus filhos nestas escolas que são referência para a cidade, mas que possuem vagas limitadas. Devido a isso, muitos até dormiram na porta da instituição para garantir a matrícula,” contou.

Um mutirão foi montado nas escolas para atender a toda demanda. Segundo a secretária, todos os funcionários estão mobilizados para realizar as matrículas com o objetivo de evitar a formação de longas filas.

Questionada sobre a possível falta de vagas para o próximo ano, ela afirmou que em Araguari não existe déficit de vagas como foi propagado entre a comunidade, mas que a prioridade são os alunos que estão na idade escolar obrigatória, entre 6 a 18 anos, e que podem frequentar qualquer uma das unidades de ensino de Araguari.

“Temos ótimas escolas na cidade, com professores qualificados e ensino de qualidade. É importante que os pais tenham em mente que os filhos não irão ficar sem estudo e, o que realmente deve ser levado em conta, é que o município oferece mais de mil vagas nas escolas e creches e que muitas ainda podem ser preenchidas,” completou.

Como fazer a matrícula
Aqueles que ainda não compareceram aos Centros Educacionais e CMEIs têm até a próxima quinta-feira, 19. Os estudantes e responsáveis devem procurar qualquer escola com a original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Nas creches as matrículas são feitas a partir das 7h e nas escolas a partir das 19h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: