Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Pais aguardam três dias em fila para obter senha de matrícula em escola municipal

ter, 6 de dezembro de 2016 05:37

Da Redação

Secretária de Educação afirma que há vagas para todos os alunos do Ensino Fundamental

O período de matrícula para os Centros Educacionais Municipais (CEM) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) será realizado entre os dias 12 e 16 desse mês. Durante esse final de semana, pais aguardaram em uma fila em frente ao CEM João Pedreiro para a distribuição de senhas de matrícula.

A mãe de um aluno, que preferiu não se identificar, aguardou em frente à escola desde a manhã desse domingo, 4. “São apenas 80 vagas para o primeiro ano e para garantirmos, precisamos dormir na porta, pois ficamos sabendo que essa é uma das melhores escolas municipais”.

Alguns pais chegaram sexta-feira e aguardaram até segunda de manhã

Alguns pais chegaram sexta-feira e aguardaram até segunda de manhã

A jovem comenta que a qualidade do ensino deveria ser a mesma em todas as escolas do município. “Acho um absurdo nós termos que dormir aqui, mas para as pessoas que não têm condições de manter o filho em uma escola particular, é preciso. Se o ensino fosse o mesmo em todas as escolas municipais, não haveria tantos pais aqui na porta aguardando a senha de matrícula. A educação é um direito de todos e queremos uma educação de qualidade para nossos filhos”.

Israel Cunha, catador de recicláveis, ficou na porta da escola desde a noite de sexta-feira. “Eu fui o primeiro a chegar aqui e tive que trazer um colchão para dormir, mas muitas pessoas chegaram depois e ficaram tentando furar a fila. Está uma bagunça. Não importo de esperar para conseguir a senha da matrícula, mas as pessoas não estão respeitando aqueles que chegaram primeiro”.

Os interessados em conseguir a senha na manhã dessa segunda-feira, 5, permaneceram no local mesmo com as chuvas. A avó de um aluno de cinco anos estava aguardando na fila desde a tarde de domingo. “É um abuso termos que esperar na porta da escola para conseguir uma vaga. Tem pessoas sem condições de esperar e pagam outras para ficarem na fila. Estou aqui no lugar da minha nora, que está grávida e ficou na porta da escola a manhã toda. As escolas deveriam oferecer um ensino com a mesma qualidade para que esse tipo de situação não ocorresse mais”.

A secretária de Educação, Márcia Sakai, afirma que o ensino oferecido em todas as escolas é o mesmo. “Nós temos vagas para todas as crianças do ensino fundamental, mas alguns pais preferem uma escola na região central, por questões de logística ou por pensarem que o ensino é melhor, mas as mesmas professoras que lecionam nessas escolas, lecionam nas demais”.

Segundo a secretária, o período de matrícula terá início apenas na segunda-feira, 12. “Na escola João Pedreiro foram distribuídas senhas nessa segunda-feira, para que os pais possam providenciar a documentação durante a semana. É importante que os pais interessados em matricular os filhos procurem a instituição com antecedência e verifiquem como será a distribuição de senhas, quantas vagas serão oferecidas e qual a documentação necessária”.

O período de renovação de matrícula terminou no dia 30 de novembro. “Após o prazo de renovação, foi feito um levantamento e agora serão divulgadas quantas vagas estão disponíveis para cada ano. A demanda para os Centros Municipais de Educação Infantil, que atendem as crianças de 0 a 3 anos, é maior, então, os pais devem ficar atentos à quantidade de vagas”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: