Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Pagamento da segunda parcela do IPVA 2014 começa dia 17

qua, 12 de fevereiro de 2014 00:01

SAMARA ARRUDA – A segunda parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA vence no dia 17, próxima segunda-feira. Quem optou pelo pagamento parcelado deve se dirigir até os terminais de Auto Atendimento ou guichês autorizados e informar o número do RENAVAM do automóvel.

Em Araguari a frota chega à 29.783, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. Em torno de 34% dos contribuintes quitaram o IPVA 2014; 18% da frota optaram pelo pagamento parcelado e 48% ainda se encontram inadimplentes.

Segundo Arthur de Oliveira, chefe da Administração Fazendária, até o início de fevereiro foi arrecadado em torno de 10 milhões de reais. O valor representa 47% do total esperado de 21 milhões de reais para este ano. “É importante que o contribuinte efetue o pagamento a fim de evitar multas durante as fiscalizações, que devem acontecer a partir de meados de março. A Receita Estadual e a Polícia Militar devem começar a realizar blitzes educativas em vários pontos de Araguari,” afirmou Arthur de Oliveira.

O não pagamento do IPVA, nos prazos estabelecidos, pode gerar multa de 0,3% ao dia e multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso. Do total arrecadado com o IPVA, 40% ficarão com o Estado, 40% com a prefeitura e 20% com Fundo de Educação. O Estado de Minas Gerais espera arrecadar neste ano, 3,4 bilhões de reais com o pagamento do imposto. Neste ano, a frota em Minas Gerais foi ampliada em cerca de 600 mil automóveis. Com isso, a SEF prevê que 8,4 milhões de veículos estarão sujeitos ao imposto.

Taxa de Licenciamento

A TRLAV (Taxa de Licenciamento Anual de Veículo) no valor de R$ 75,19 em cota única pode ser quitada. A taxa vence em 31 de março. As consultas dos demais valores podem ser feitas pelo RENAVAM ou Marca Modelo através do site da SEF – www.fazenda. mg.gov.br.

Consulte o IPVA pelo seu Smartphone

Neste ano há uma novidade no sistema de consultas do IPVA: um aplicativo gratuito para smartphones e tablets, está disponível, para sistemas Android e permite a consulta do valor do IPVA, da taxa de licenciamento e outras informações relacionadas ao registro de veículos automotores. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo IPVA MG.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: