Os maiores fracassos do futebol brasileiro
qua, 12 de fevereiro de 2014 00:00
Alexandre Pato custou R$ 42 milhões aos cofres do Corinthians. Resistiu por um ano, correu durante cerca de 2.780 minutos e balançou as redes em 17 oportunidades. Em 1987, Renato Gaúcho, campeão e melhor jogador do campeonato brasileiro, deixou o Flamengo para defender as cores do Roma, na Itália. Disputou 23 jogos, mas passou longe do gol.
A semelhança entre Pato e Gaúcho? Ambos se tornaram refresco diante da sombra dos adversários. Na edição de hoje da coluna “Ficha Técnica”, confira os maiores fracassos do esporte bretão.
*A lista completa você confere na página oficial do Ficha Técnica
.
A ÚLTIMA CHANCE
O técnico Luís Felipe Scolari anunciou nesta terça-feira, 11, os últimos selecionados antes da convocação final da Copa do Mundo, no dia 7 de maio. Para o amistoso de 5 de março diante da África do Sul, Felipão divulgou inicialmente os jogadores que atuam no exterior, restando apenas três do futebol nacional. Confira a lista:
- GOLEIROS: Júlio César (Toronto – Canadá)
- ZAGUEIROS: Thiago Silva (PSG – França), David Luiz (Chelsea – Inglaterra) e Dante (Bayern de Munique – Alemanha)
- LATERAIS: Daniel Alves (Barcelona – Espanha), Marcelo (Real Madrid – Espanha) e Rafinha (Bayern de Munique – Alemanha)
- MEIAS: Luiz Gustavo (Wolfsburg – Alemanha), Fernandinho (Manchester City – Inglaterra), Paulinho (Tottenham – Inglaterra), Ramires (Chelsea – Inglaterra), Oscar (Chelsea – Inglaterra) e Willian (Chelsea – Inglaterra)
- ATACANTES: Neymar (Barcelona – Espanha), Hulk (Zenit – Rússia) e Bernard (Shakhtar Donetsk)
.
PANORAMA DA LIBERTADORES
Começou a Taça Libertadores 2014. Essa semana, seis times abrem a participação brasileira na competição. Conheça os preparativos, as ameaças e apostas para as equipes.
ATLÉTICO-MG – Nenhum clube detêm melhores recordações da Libertadores que o Galo em 2014. Campeão da última edição com 29 gols, os mineiros fizeram do primeiro semestre de 2013 o principal ano da equipe. Para defender o título, cair num “grupo da vida” pode aumentar as chances de manter os alvinegros no topo da América.
- Retrospecto: campeão da Libertadores 2013
- Time base: Jefferson; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Dátolo (Lucas Cândido); Pierre, Josué, Ronaldinho, Tardelli e Fernandinho; Jô. Técnico: Paulo Autuori
- Referência: Ronaldinho
- Ameaça: último semifinalista do torneio, o Santa Fé, da Colômbia, deve ser a principal (leia-se, única) sombra do Galo na primeira fase
- Palpite: briga pelo título
.
ATLÉTICO-PR – Encabeçando o Grupo 1 da competição, o Furacão sopra com força por uma vida mais fácil na primeira fase. Para bater equipes como o The Strongest, campeão boliviano e o Vélez Sarsfield, da Argentina, a base da equipe que surpreendeu em 2013 foi mantida e, a expectativa também.
- Retrospecto: terceiro no Brasileirão e vice-campeão da Copa do Brasil
- Time base: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson e Natanael; Deivid, João Paulo e Fran Mérida (Douglas Coutinho); Bruno Mendes (Mosquito), Marcelo e Éderson. Técnico: Miguel Ángel.
- Referência: Éderson
- Ameaça: Vélez Sarsfield, último campeão argentino
- Palpite: morre na praia
.
BOTAFOGO – Após 18 anos, o Botafogo retorna a Libertadores com um esquadrão distinto daquele que se classificou entre os melhores do Brasileirão. Sem Rafael Marques e Clarence Seedorf, o Glorioso conta com a união dos remanescentes de 2013 e a mistura de peças estrangeiras no elenco principal.
- Retrospecto: quarto colocado no Brasileirão
- Time base: Jéfferson; Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Wallyson e Tanque Ferreyra. Técnico: Eduardo Húngaro.
- Referência: Lodeiro
- Ameaça: San Lorenzo, time do Papa Francisco é o atual campeão do primeiro turno argentino
- Palpite: passa da fase inicial, mas conquista apenas experiência
.
CRUZEIRO – Avassalador em 2013. Apenas no Brasileirão, foram 77 gols em 38 jogos. O Cruzeiro desembarca na Libertadores como um dos francos favoritos para manter a supremacia mineira na competição. Reforços pontuais e poucas manutenções credenciam o time celeste para a próxima fase.
- Retrospecto: campeão do Brasileirão
- Time base: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio (Samudio); Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart (Júlio Baptista) e Éverton Ribeiro; Borges e Dagoberto. Técnico: Marcelo Oliveira
- Referência: Éverton Ribeiro
- Ameaça: campeão nacional em 11 edições, o Universidad de Chile foi semifinalista da Libertadores em 2012
- Palpite: briga pelo título
.
FLAMENGO – Em uma das chaves mais delicadas da competição, o Flamengo busca espantar a sombra de 2012, quando foi eliminado ainda na primeira fase. Algoz dos rubro-negros naquela ocasião, o Emelec também integra o Grupo 7. Sem Elias, mas com Elano, os cariocas perdem em marcação, mas ganham em bola parada.
- Retrospecto: campeão da Copa do Brasil
- Time base: Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano, Éverton e Paulinho; Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.
- Referência: Paulinho
- Ameaça: León é o atual campeão do primeiro turno mexicano
- Palpite: fadado à simples coadjuvante, se não fosse o poderio apresentado em 2013 no Maracanã
.
GRÊMIO – No considerado “grupo da morte”, com seis títulos de Libertadores, o tricolor inicia o caminho rumo ao tricampeonato. Assim como na temporada anterior, o pragmatismo e as bolas paradas devem representar elementos cruciais dos gaúchos nas quatro linhas.
- Retrospecto: vice-campeão do Brasileirão
- Time base: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho, Ramiro, Máxi Rodriguez e Zé Roberto; Kleber e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.
- Referência: Barcos
- Ameaça: Newell’s Old Boys foi um dos semifinalistas do torneio em 2013
- Palpite: corre por fora na briga pelo título
===========================================================
Acesse: fichatecnicafc.blogspot.com.br
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...