Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Operação Fênix cumpre mandados de prisão contra delegados da região

qua, 20 de dezembro de 2017 05:53

por Tatiana Oliveira

Cinco servidores de segurança pública foram alvos da investigação na cidade

O Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco – de Uberlândia e com o apoio das unidades do Gaeco de Patos de Minas, Pouso Alegre e Uberaba, deflagrou nesta terça-feira, 19 de dezembro, a operação Fênix, que abrangeu 12 cidades dos estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

Materiais foram recolhidos e podem ser utilizados como provas

Materiais foram recolhidos e podem ser utilizados como provas

 

Em Araguari, cinco servidores foram alvos dos mandados e tiveram prisão preventiva decretada. Foram emitidos mandados de busca e apreensão e recolhidos materiais que podem servir como provas. Os presos foram encaminhados para Uberlândia. Conforme apurado pela reportagem, um dos investigados em Araguari, alvo do mandado de busca e apreensão, está preso em Acreúna/GO desde o mês passado, por envolvimento em desvio de defensivos agrícolas. A lista oficial com os nomes de todos os envolvidos não foi divulgada pelos órgãos oficiais.

Balanço da operação

Entre as pessoas investigadas que tiveram prisões preventivas decretadas na operação nos três estados estão dez delegados de Polícia Civil, sendo uma delegada regional e três chefes de departamento, dois escrivães, 45 investigadores e sete advogados.

De acordo com informações do MPMG, no total, foram oferecidas 29 denúncias, duas cautelares de requerimento de decretação de prisões preventivas e três cautelares de requerimentos diversos (busca e apreensão e conduções coercitivas).

Participaram da operação sete promotores de Justiça, três auditores da Receita Estadual, 500 policiais militares e 150 policiais rodoviários federais, tendo sido utilizadas duas aeronaves e 150 viaturas. As Delegacias Regionais de Polícia Civil de Uberlândia (MG) e de Araguari (MG) foram objeto de buscas, que contaram com o apoio da Receita Estadual de Minas Gerais.

Segundo nota oficial enviada pelo MPMG, ao todo foram cumpridos 200 mandados de prisão preventiva expedidos contra 136 pessoas (contra alguns investigados há registro de mais de um mandado); 121 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva, nas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Alegre de Minas, Passos, Pouso Alegre, Araxá e Belo Horizonte, todas no estado de Minas Gerais, além de Cascavel (PR) e Cuiabá (MT).

Três operações em uma

A operação Fênix compreende três operações distintas: Alibabá, Ouroboros e Efésios.

A operação Alibabá é decorrente da operação Zeus, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais em setembro de 2015. As investigações levaram à proposição de duas denúncias, nas quais são imputadas as práticas dos seguintes crimes: associação para o tráfico de drogas, tráfico ilícito de entorpecentes, associação criminosa, obstrução de Justiça, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, fraude processual, corrupção passiva, corrupção ativa.

A operação Ouroboros, por sua vez, corresponde à segunda fase da operação 100 Anos de Perdão. Ela resultou no oferecimento de sete denúncias em que são imputadas as seguintes infrações penais: roubo agravado (emprego de arma, concurso de pessoas e restrição da liberdade das vítimas), organização criminosa, associação para o tráfico de drogas, tráfico ilícito de entorpecentes, falsidade ideológica e porte e comércio ilegais de armas de fogo.

A operação Efésios decorre de acordos de colaboração premiada firmados pelo Gaeco de Uberlândia. Ela contempla 19 denúncias em que são imputados os seguintes delitos: organização criminosa, associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico ilícito de entorpecentes, porte e posse ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica, estelionato, receptação qualificada, falso testemunho e prevaricação.

Nota de Repúdio

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais – SINDEPOMINAS – divulgou nota de repúdio à ação “tendo em vista a notícia de que dez Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais foram presos em ação do Ministério Público e levados para o 17º Batalhão de Polícia Militar sem o conhecimento da Corregedoria Geral de Polícia, o que fere o dispositivo do art. 48, VIII da Lei Complementar 129/2013”.

Também foi ressaltado o fato de que a operação foi declarada na véspera do recesso forense “com o claro objetivo de frustrar a vista dos autos e, consequentemente, o direito de defesa dos réus”, diz nota. O sindicato afirma que a investigação é ilegal e a prisão arbitrária.

14 Comentários

  1. andre luiz grigorio disse:

    limpeza geral , tem que separar o joio do trigo mesmo. ninguem esta acima da lei, tirar proveito de cargos é ainda pior. pau que bate em chico tem que bater em francisco.

  2. biro-biro disse:

    VERDADE!USANDO CARGOS PUBLICOS QUE SAO PARA DEFENDER A LEI E O POVO,CADEIA NELES!

  3. ANTONIO MARCOS DE PAULO disse:

    ´Cadê os nomes dos delegados de Araguari que foram presos?

  4. xxx disse:

    Começa pela Mari Simone e os outros podem dizer ai nos comentários.

  5. Vinicius disse:

    Que bom que o braço da lei finalmente está chegando aqui em nossa cidade. Se Deus quiser logo vai chegar também nos órgão públicos, ai vamos ver realmente quem é quem.

  6. Brucutu sincero (Ernane Ferreira da Silva disse:

    Sempre soube que aquela vadia da mary simone era bandida e tem muitos comerciantes que se dizem honestos que são grandes traficantes e so aguardar que vão ver comerciantes “trabalhadores “e ate ex políticos presos aguardem e verá Ass:BRUCUTU SINCERO

  7. Janis Peters Grants disse:

    Prezada Tatiana Oliveira,

    Matéria bacana, e bem observado por um Nobre Advogado Auditor e Leitor nos comentários, A MÍDIA aqui não expõe algumas personalidades da Comarca de forma alguma, hein ?!

    Tomara que não seja por motivo de força maior – RABO PRESO via relacionamentos interpessoais, e apenas por “elegância” mesmo, praxe, Modus operandi na Tribo.

    Falando justamente em CORAGEM, dia desses o tal BRUCUTU SINCERO aí, ainda sob anonimato, convidou-me para um DUELO DE PUNHAIS, a se realizar em Araguari, no início do Ano Novo.

    Começarei bem. O morcego quer beber meu sangue … mastigar meu coração … E vejam que espontâneo o comentário dele sobre UMA TREMENDA DE UMA AUTORIDADE DA COMARCA E REGIÃO … tomara que ele sobreviva até o compromisso a que se prontificou a agendar a comigo.

    Pensando aqui. Vou moderar-me em meus comentários hoje. CERTEZA ABSOLUTA, CONVICÇÃO de que ELA, A AUTORIDADE, retornará muito em breve ao seu HABITAT, e vai que ENTENDA por nos prender em uma mesma JAULA, né ?!

    No mais, percebemos PIZZAIOLOS TRABALHANDO, e em breve mais uma GIGANTESCA PIZZA será servida aos ARAGUARINOS, já fidelizados clientes, de longa data.

    Nota de Repúdio minha, na Nação Brasil, o pior dos inimigos é justamente O FOGO AMIGO, MALDITO CÂNCER em plena METÁSTASE em nossas Instituições, longe de uma QUIMIO JURÍDICA que extermine em definitivo a IMUNE e IMPUNE ramificação na prática de ilícitos, sempre protegido pelo INTRANSPONÍVEL DOMO DAS PRERROGATIVAS.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

  8. Brucutu sincero (Ernane Ferreira da Silva disse:

    Delegados presos até o momento:

    André Corazza
    Hamilton
    Samuel Barreto
    Paula Andressa
    Vitor Dantas
    Mary Simone
    Elber – chefe em Patos
    Agenor – Patrocínio
    Wesley Dutra
    Matheus Possancini – Passos (era da Homicídios aqui)
    Estou em Belém agora GOIANAO ESTÚPIDO e ela e uma bandida sim a Mary Simone e uma contraventora negocia com traficantes e bandida sim e como ja falei so tenho medi de desagradar a Deus nessa minha vida .como garimpeiro ja tive que defender minha vida varias vezes e aprendi que se vc e covarde vc ja esta morto e “bandido (a)bom e bandido morto “e não tenho medinho de arfimar que quem apoia traficantes e contrabandistas e bandido(a) sim Ass BRUCUTU SINCERO

  9. Douglas Silva disse:

    E até você Dra Mary Simone??? Será que esse título concedido a você realmente é legítimo? Porque depois dessa, há dúvidas sobre a legitimidade da defesa de sua tese. Sempre se mostrou uma mulher correta, íntegra e no alto potencial de seu tom sonoro influente. Pois é. Bem feito. Agora seu problema é com a justiça. Ah… E seu nome sempre sujo, constando para sempre no histórico de seus Antecedentes Criminais. Que vergonha. Quanta corrupção. Quanta sujeira. Ah e respeito? Não. Uma mulherzinha que antes de ordenar respeito e ordem das pessoas, deveria ser molde íntegro do merecimento deste, que agora em verdade, caiu em terra.

  10. Brucutu sincero (Ernane Ferreira da Silva disse:

    Delegados presos até o momento:

    André Corazza
    Hamilton
    Samuel Barreto
    Paula Andressa
    Vitor Dantas
    Mary Simone
    Elber – chefe em Patos
    Agenor – Patrocínio
    Wesley Dutra
    Matheus Possancini – Passos (era da Homicídios aqui)

    O G1 falou com os advogados que representam os delegados Hamilton Tadeu, Samuel Barreto, Mary Simone, Vitor Dantas e Wesley Dutra, que informaram que, até a publicação desta matéria, não tiveram acesso ao processo. Os advogados dos demais presos não foram encontrados pela reportagem

    Estou em Belém agora GOIANAO ESTÚPIDO e ela e uma bandida sim a Mary Simone e uma contraventora negocia com traficantes e bandida sim e como ja falei so tenho medi de desagradar a Deus nessa minha vida .como garimpeiro ja tive que defender minha vida varias vezes e aprendi que se vc e covarde vc ja esta morto e “bandido (a)bom e bandido morto “e não tenho medinho de arfimar que quem apoia traficantes e contrabandistas e bandido(a) sim Ass BRUCUTU SINCERO

  11. Janis Peters Grants disse:

    Preclaro BRUCUTU SINCERO,

    Enquanto o SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA não passar por aqui, e capturar-nos, e justamente falando em PUNHALADAS, pelas costas, te proponho um raciocínio, relacionado ao seu metiê, gemas Nobres, no contexto aqui, podres:

    Da seríssima série: Momento ingênuo e infantil do dia 19 de dezembro de 2017

    – Qual a diferença entre O OUTRO LADO DO PARAÍSO – ficção Global, e O OUTRO LADO DO PARAÍSO – facção Araguarina ?!

    Não… que isso. Nada de similaridade entre protagonistas da FICÇÃO, e na VIDA REAL.

    É que na COISA LOCAL, a “mina de verdinhas” não se refere às esmeraldas…

    Eu penso em … RUBIS.

    Pensar – livre, leve, solto, vendo o Sol nascer REDONDO – pensar… PALMAS para ARAGUARI.

    A você, em 2018, bom retorno à Capital Nacional da Agiotagem, das Carteiradas, e de muitas picaretagens nas coxias, no submundo IMUNE e IMUNDO da Comarca.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants. Se preferir, GOIANÃO ESTÚPIDO. Hehehe …

  12. Ana Prado Rosa disse:

    gente eu fico triste. as populacao esta sem quem cuidar de nos. eles é pago pra trazer o bem e a paz pro povo e pras pessoa que fazem os votos dos politicos. os guarda e as pessoa da delegacia tem q ter mais dignidade e fazer a paz e a esperanca pra todo o mundo e ajudar a melhorar os lugar e todas as pessoas do mundo nas cadeia tem q trabalhar e costurar bola e fazer tapete e eles nao pode fugir igual o maluf foi preso e a justica nunca acaba todo paga.

  13. Maria disse:

    de toda a reportagem postada aqui eu sempre busco os comentários pois são sempre hilários hehehehe aí esse Araguari ainda tem futuro a Nasa devia estudar o povo daqui

  14. Brucutu sincero (Ernane Ferreira da Silva disse:

    http://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/cidade/araguari.html
    Mais notícias sobre operação fenix

Deixe seu comentário: