Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

“Operação Acolhida” conta com o apoio de comitiva composta por araguarinos

sáb, 9 de dezembro de 2023 08:06

Da Redação

A Operação Acolhida” e visa proteger os direitos de todos os migrantes.
Divulgação

A migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de maneira temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm colaborado para a sobrevivência do ser humano. Quem migra faz isso por algum motivo e, muitas vezes, a sobrevivência de um determinado grupo social depende de seu deslocamento pelo espaço, como, por exemplo, durante a pré-história, quando os primeiros seres humanos migravam em busca de alimento.

Dentre as principais razões para a migração estão as de origem: econômica; cultural e religiosa; políticas e

naturais (muito comum em lugares com a ocorrência de desastres ambientais, secas, frio intenso, calor excessivo).

Entre os dias 4 e 8, uma comitiva composta por representantes da Organização Internacional para Migrações (OIM), SEBRAE Minas, representantes da ONU e de entidades, e a Prefeitura de Araguari realizou várias visitas de campo nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. A ação é conhecida como “Operação Acolhida” e visa promover a migração regular, reduzir a migração forçada e irregular, além de proteger os direitos de todos os migrantes.

A OIM exerce um papel importante em três pilares dessa operação: ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização. Comprometida em garantir assistência humanitária aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, a organização tem concentrado esforços para assegurar que a migração ocorra de maneira segura, ordenada e digna.

É bom mencionar que, a migração venezuelana no Brasil é motivada pelo cenário de crise vivido na Venezuela, que enfrenta um caos político, econômico e institucional. O país vive instabilidades no governo desde 2013. A falta de emprego e de recursos básicos para a sobrevivência resultou em uma situação de miséria, fome, agravamento de doenças e violência. Por esse motivo, milhares de venezuelanos começaram a migrar para outras regiões à procura de melhores condições de

vida e oportunidades de emprego. Um dos principais destinos escolhidos pelos imigrantes foi o Brasil.

“O Brasil enfrenta um momento desafiador na questão migratória e o compromisso dos gestores é essencial para garantir o bem-estar dos migrantes”, destacou Waldeni Maria, diretora do Banco de Alimentos de Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: