Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Obras de artista araguarino fazem parte de exposição em Belo Horizonte

qua, 12 de março de 2014 00:08

DA REDAÇÃO – Os trabalhos do artista araguarino Farnese de Andrade estão entre as 100 obras presentes na mostra “Minas Território da Arte”, que entraram em exposição na noite de ontem, na Galeria Alberto da Veiga, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. São trabalhos de 64 artistas de várias regiões do estado, dentre pinturas, esculturas, desenhos e vídeos, técnicas que mostram a diversidade cultural mineira.

Farnese de Andrade utilizou oratórios e técnicas de sobreposição para compor suas obras. Foto: Reprodução/Internet

Farnese de Andrade utilizou oratórios e técnicas de sobreposição para compor suas obras.
Foto: Reprodução/Internet

Com curadoria do historiador Fernando Pedro, diretor da C/Arte, a “Minas Território da Arte” reúne trabalhos que representam um recorte da produção artística mineira das primeiras décadas do século XX até os dias atuais, mapeadas e organizadas em módulos históricos e contemporâneos. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Clóvis Salgado.

Embora tenha recebido vários prêmios no Brasil e fora dele, gerando fascínio de críticos apreciadores de arte por todos os cantos, Farnese de Andrade (1926-1996) nunca chegou a ter reconhecimento público intenso, principalmente em Araguari.  Fazia assemblages (processo de montar objetos superpostos dentro de caixas, oratórios ou planos bidimensionais) repletas de simbolismos a partir de elementos gastos, velhos e usados – fotografias antigas, imagens sacras, cabeças de bonecas de porcelana compradas em antiquários, bonecas de plástico ou até mesmo algo encontrado no lixo.

Do Triângulo Mineiro, também podem ser vistas obras dos artistas Beatriz Rauscher e Cláudia França, de Uberlândia e Hélio Siqueira e Paulo Miranda, de Uberaba. A Exposição Minas Território da Arte é gratuita e aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h e domingos e feriados das 16h às 21h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: