Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Obras da Unidade de Pronto Atendimento estão concluídas e aguardam vistoria técnica

qua, 6 de abril de 2016 08:36

Da Redação

A secretária Lucélia Rodrigues falou ainda sobre o andamento dos serviços realizados nas Unidades Básicas de Saúde

A administração, por meio da secretaria de Saúde, dá continuidade a várias obras que estão em andamento no município. São serviços de construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e principalmente, a conclusão das obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A empresa responsável fez a entrega provisória da obra ao município

A empresa responsável fez a entrega provisória da obra ao município

 

Em entrevista à reportagem, a secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, falou sobre o andamento das obras da aguardada UPA 24 horas. “A obra está concluída e foi feita uma entrega provisória pela empreiteira ao município. Os funcionários estão finalizando o paisagismo, pintura externa, concluindo as calçadas e iluminação do prédio,” disse.

Segundo ela, a Vigilância Sanitária do Estado foi acionada para fazer a vistoria, no intuito de expedir o alvará sanitário. Posteriormente, conforme ressaltou, será comunicada a decisão ao Ministério da Saúde para que também proceda a vistoria e a expedição do aval técnico. A secretaria trabalha na aquisição de mobiliário e equipamentos que serão utilizados na UPA. O processo licitatório está em andamento. “É importante ressaltar que a prefeitura e a secretaria de Saúde não têm medido esforços para disponibilizar o prédio para atendimento o quanto antes à população. Todos podem ficar tranquilos, pois a UPA entrará em funcionamento e juntamente com o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu), iremos melhorar os trabalhos de urgência hospitalar no município,” ressaltou.

Com a estrutura da UPA finalizada, a previsão é de que a inauguração da unidade aconteça em meados de maio. Atualmente a rede de urgência e emergência recebe em média 400 pacientes ao dia. Com a inauguração da UPA, o município acredita em um aumento de 25% a 30% no número de atendimentos diários uma vez que o pronto-atendimento será centralizado na unidade. As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

A secretária ressaltou ainda os serviços que estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde e afirmou que a expectativa da gestão é de concretizar um grande número de realizações na saúde pública municipal até o final deste ano. “Esses investimentos nas estruturas físicas das UBSs, visam promover qualidade e segurança no atendimento da população,” ressaltou.

A Secretaria de Saúde, pretende entregar unidades de saúde reformadas e ampliadas à população

A Secretaria de Saúde, pretende entregar unidades de saúde reformadas e ampliadas à população

 

Segundo ela, foram entregues as unidades dos bairros Portal de Fátima; Gutierrez; Miranda e do distrito de Amanhece. Conforme o cronograma, as obras seguem em ritmo acelerado nos bairros Amorim; Novo Horizonte, Santa Terezinha e Goiás. Também recebem melhorias os Postos de Saúde do Distrito de Piracaíba e do Barracão.

As unidades situadas nos bairros Chancia; Independência e Goiás Parte Alta serão concluídas em breve e a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Amorim teve início.  Ela informou que também será reformado o Posto de Saúde do bairro Santa Helena e construída uma Unidade Básica de Saúde no bairro Ouro Verde, ainda em 2016

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: