Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Obra para finalização da UPA em Araguari será retomada

sex, 15 de novembro de 2013 00:00

GABRIELA GOMES – No ano de 2012, dois projetos licitatórios em relação à construção da UPA em Araguari foram estudados e apenas um aprovado, no entanto, a obra começou de acordo com o projeto não aprovado.

A construção, paralisada desde o mês de agosto, será reiniciada ainda no final desse mês. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo o secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Nilton Eduardo Castilho Costa e Silva, disse que esse projeto foi aprovado no final do mês passado e, está sendo feito o replanejamento da planilha de custos.

De acordo com informações, serão realizadas todas as adequações dentro das normas da Vigilância Sanitária e as enfermarias para homens, mulheres e crianças; a construção de um acesso especial para o segundo piso; e um melhor posicionamento para atendimento à população.

A data prevista para o término da obra e o início dos atendimentos, será em abril ou junho do próximo ano tendo um gasto estipulado para a finalização de aproximadamente R$ 2 milhões.

“É importante tranquilizar a população, pois agora a obra está sendo controlada e aprovada pela Vigilância Sanitária; Ministério do Trabalho; prefeitura e órgãos relacionados. Teremos um atendimento completo para a população com pediatria e traumatologia com plantão de 24h”, finaliza o secretário Nilton Eduardo.

UPA

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, de acordo com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que, organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: