Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Obra do Novo Somma visa o descarte correto de entulho proveniente da construção civil

qui, 17 de julho de 2014 01:50

DA REDAÇÃO – A secretaria de Meio Ambiente recebeu a imprensa na tarde dessa quarta-feira, 16, a fim de discutir a importância da construção das seis Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), bem como as estratégias de localização da mesma.

Com recursos oriundos do programa de financiamento NOVO SOMMA ECO, a unidade irá receber entulho de construções, evitando assim que sejam descartados de maneira incorreta em lotes vagos e terrenos da cidade.

Avaliada em R$ 871,7 mil, a Usina de Reciclagem está localizada ao lado do Cemitério Park, nas proximidades do bairro Palmeiras do Império. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Carvalho, a expectativa é que a iniciativa seja concretizada ainda este ano. “Por meio da URPV daremos a destinação correta aos materiais que são espalhados pela cidade. A empresa responsável pela coleta das caçambas irá recolher o entulho e levar até a usina para sua reciclagem,” contou.

O material resultante deste processo poderá substituir o cascalho das estradas rurais. Também se encontra em execução o galpão do Eco Ponto, instalado ao lado da usina. O mesmo irá comportar pneus inservíveis que atualmente se encontram em um galpão no Palácio dos Ferroviários.

Outra proposta a ser executada com o investimento do NOVO SOMMA, é a ampliação do galpão da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Araguari (Ascamara), dobrando a capacidade da coleta seletiva no município. Resultado de um investimento de R$ 501,9 mil.

O descarte e o acúmulo de entulho em locais inapropriados são problemas antigos no município. Uma das áreas da cidade onde o entulho é despejado está no bairro Independência, próximo à passarela, conhecido como “central de entulho”, carroças e caminhões depositam lixos e restos de construções na localidade. O mau cheiro e os animais peçonhentos provenientes do local incomodam os moradores.    Materiais também são descartados no bairro Brasília, na saída da cidade. Na área é possível ver amontoados de entulho às margens da estrada depositados em sua maioria por carroceiros.

Para o secretário, com a criação da Usina e a conscientização da população, o problema será resolvido, uma vez que os projetos em andamento objetivam desenvolver ainda mais o âmbito da reciclagem dos resíduos sólidos e consequentemente proporcionar melhor qualidade de vida ao cidadão.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: