Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Obra de ampliação da ponte Wagner Estelita Campos é concluída

qua, 1 de fevereiro de 2023 08:02

Da Redação

 

Nesta terça-feira, 31, a concessionária Eco050 informou que concluiu mais duas obras de reforço e alargamento em pontes da BR-050, uma delas no km 314, divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, a tradicional ponte Wagner Estelita Campos, sobre o rio Paranaíba. Assim, o tráfego no local está completamente liberado, com o fim dos desvios implementados na via.

 

A ponte Estelita Campos se localiza no trecho Araguari/Catalão e conta com tem 180 metros de extensão. Para ampliar e reforçar o dispositivo, a concessionária usou mais de 180 toneladas de aço e 560 metros cúbicos de concreto. Foi feita a construção de laje de aproximação, alas e juntas de dilatação, adequação das barreiras de concreto, além da execução de novas fundações para suportar o alargamento previsto e os pesos atuais dos veículos de carga.

Ponte Wagner Estelita Campos, entre os municípios de Araguari e Cumari

 

No mesmo trecho, no km 310, também foi concluída a ampliação da ponte sobre o rio Marimbondo, que ganhou uma nova viga de 60 metros, além de laje de aproximação, juntas de dilatação e barreiras readequadas. Para a obra, foram usadas mais de 64 toneladas de aço.

 

A Eco050 destacou que as duas pontes receberam investimentos que visam ampliar ainda mais a segurança para os usuários, como pistas de 3,6 metros de largura, acostamento, passeio para pedestres e novos dispositivos de segurança, como tachas refletivas, sinalização vertical e defensas.

 

Iniciados em abril de 2022, os trabalhos constam no contrato de concessão e adaptam as estruturas para o atual volume de tráfego da rodovia, eliminando, por exemplo, o estreitamento de faixas nas pistas sobre os viadutos.

 

“Com a liberação ao tráfego nos dispositivos dos quilômetros 310 e 314, a Eco050 chegou a 13 estruturas completamente ampliadas e reforçadas. Os trabalhos continuam em outros pontos da rodovia para finalizarmos os sete viadutos e pontes restantes até junho de 2023”, afirma o Gerente de Engenharia da Eco050, Tiago Carvalho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: