Terça-feira, 09 de Julho de 2024 Fazer o Login

O verdadeiro tema da Copa do Mundo

qui, 10 de julho de 2014 00:03

abertura alto e bom som

Jhen Marcell

De quatro em quatro anos o país para pra acompanhar o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol. E sempre vem a pergunta: qual será a música da Copa? Bem, cabe, antes disso, fazer outra pergunta: o que é a música da Copa? Quando pensamos frio e tecnicamente, a música da Copa é aquela pela qual a FIFA junto a uma grande gravadora escolhe, e isso acontece desde 1994. Mas o que é realmente a música da Copa?

Em eventos assim, as músicas não são, mas se transformam em tema oficial. Na África do Sul, em 2010, a canção Waka Waka foi um fenômeno e não havia como não conectá-la ao mundial de futebol, mas podemos dizer que foi uma feliz coincidência para a FIFA e que está longe de ser uma regra.

Na Copa do Brasil eu posso enumerar vários temas e com certeza o “oficial” We Are One (Olê Ola) interpretado por Jennifer Lopez, Pit Bull e Claudia Leitte não entraria nem na minha lista das 10 mais do mundial. Shakira mais uma vez se superou com o tema La La La ao lado de Carlinhos Brown, trazendo uma produção genial com a brasilidade do timbal do baiano. Mas vamos sair das trilhas do CD da FIFA, pois como não dizer que Alegria de Ivete Sangalo não tem sido tema de muitos brasileiros antes, durante e depois dos jogos?  E falando em jogos, o tema “Está Escrito”, do grupo Revelação, que embala os jogadores em cada etapa, em cada momento, não pode jamais ficar de fora. Aliás, em minha opinião, já é mais reconhecida como tema do mundial do que os “oficiais” da FIFA.

Penso que o tema da Copa é aquele que faz com que a sua torcida se amplifique, é aquele que faz você se sentir no estádio, mesmo na sala da sua casa. Tema da Copa é aquele que o toque, a letra, a mensagem te faz arrepiar e traz à mente a camisa da sua seleção, fazendo com que você sinta uma vontade insuportável de gritar gol.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: