O Décor-étnico
sáb, 21 de março de 2015 00:00
por Bárbara Godoy
(barbaragsx@gmail.com)
Hoje venho com uma tendência decorativa para aqueles que gostam de viajar, de curtir as diferentes culturas e apreciam tudo o que o mundo, em sua infinita diversidade, traz de melhor.
Estou falando do que chamamos de Décor-étnico, uma vertente da Decoração que se traduz numa atmosfera rica em cores e detalhes, mistura de texturas que compõem o cenário: uma arte que traz o mundo – ou pedacinhos escolhidos dele – para dentro do lar.
Não é que você tenha que viajar mundo afora para decorar o seu ambiente com propriedade. Basta conciliar o que você conhece de determinada(s) cultura(s) com o desejo de reproduzir elementos estéticos que lhe são próprios no ambiente escolhido. A dica aqui é não exagerar! Fazer da sala uma reprodução fiel da savana africana, com cabeças empalhadas penduradas pela parede, pode não ser uma boa ideia (além de ser politicamente incorreto). O bom-senso indica inserções bem pensadas das peças: uma decoração que remeta à nação ou à cultura homenageadas, mas que não se misture com elas completamente, como um ambiente isolado da casa, sem comunicação com o todo.
Para aqueles que tiveram o privilégio de visitar o país que motivará a decoração, vale apostar no uso estratégico das peças trazidas de lá: tecidos, obras de arte, objetos pitorescos etc.: tudo, repito, sem exageros (nada de encher a mesa ou a estante com bibelôs comprados no exterior).
As relíquias de viagens são itens interessantes, mas não essenciais. Quem não conta com eles, pode recorrer facilmente às lojas de objetos decorativos. Tenha calma e pense bem antes de comprar…nem tudo o que é bonito na loja (ou caro) servirá ao seu ambiente. Projete com carinho…para que a arte decorativa seja agradável aos olhos e não uma agressão ao senso estético.

1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Setor calçadista registra queda nas vendas qua, 20 de maio de 2026
- Queimadas nas margens de rodovias chamam atenção dos motoristas e autoridades de trânsito qua, 20 de maio de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo executa obra de calçamento nos bairros Santo Agostinho e Santa Rita qua, 20 de maio de 2026
- Gerente usa fala racista e supermercado é condenado a indenizar funcionária qua, 20 de maio de 2026
- Inquérito que apurava homicídio no Independência é fechado pela PCMG qua, 20 de maio de 2026
- Retirada de veículo acidentado necessitou do fechamento da BR-050 durante a manhã desta terça-feira qua, 20 de maio de 2026
- Prefeitura convida agentes culturais para assembleia da Política Nacional Aldir Blanc qua, 20 de maio de 2026
- Câmara debate melhorias urbanas durante sessão ordinária qua, 20 de maio de 2026
- Encontro Municipal do AEPETI reforça ações de combate ao trabalho infantil em Araguari qua, 20 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE MAIO qua, 20 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...

Lindo esse look” Adversidade sem ferir o contemporâneo! Mistura de tons e peças de diversas etnias…TOP!!!!!