Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Números relacionados à covid-19 aumentam em Araguari e óbitos suspeitos são investigados

qua, 3 de junho de 2020 01:37

Da Redação

Nos últimos dias, a população tem visto o aumento de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus e, para muitos, a situação está relacionada ao descumprimento das recomendações do Comitê de Enfrentamento à doença, em âmbito municipal. Dentre as principais reclamações está a aglomeração de pessoas, tendo em vista a grande movimentação nas ruas da cidade. Por outro lado, o crescimento de casos também pode estar relacionado à maior testagem da população.

De acordo com a secretaria de Saúde, os pacientes que tiveram seus dados inconclusivos ou positivos durante a ação de testes rápidos que aconteceu na última semana, estão sendo submetidos ao reteste para verificar o IgG e IgM, que são dois anticorpos que o organismo produz frente ao contato com o vírus. A detecção dos anticorpos COVID-19 IgM tende indicar uma resposta imune recente ao COVID-19, enquanto detecções de anticorpos COVID-19 IgG indica uma fase posterior dela.

A aglomeração de pessoas tem chamado a atenção em Araguari

A aglomeração de pessoas tem chamado a atenção em Araguari

Enquanto isso, os pacientes estão sendo acompanhados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, além de permanecerem em isolamento. Sobre a continuidade das testagens, Guilherme Afonso ressaltou que outras estratégias para amostragem serão colocadas em prática para verificar a transmissão do novo coronavírus em Araguari, dentre elas, está o monitoramento rápido. “Dividimos a cidade em regiões e nossas equipes testarão as casas dos quarteirões definidos, ” afirmou.

Na cidade, não apenas o número de casos confirmados aumentou, mas também os óbitos suspeitos, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela pasta municipal até o fechamento desta edição. O documento aponta para 87 pacientes infectados pela covid-19 e três mortes sendo investigadas no município. Na última segunda-feira, 1º de junho, por exemplo, ocorreu mais um falecimento na cidade, no entanto, a secretaria informou que o paciente de 83 anos, era residente de Indianópolis e estava internado na Santa Casa de Misericórdia. Exames foram realizados no intuito de verificar se a morte foi realmente em decorrência da doença que tem feito vítimas em toda região do Triângulo Mineiro.

Uberlândia, por exemplo, é considerada a segunda cidade de Minas Gerais com maior número de casos, onde aconteceram três das onze novas mortes que aparecem no balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta terça-feira, 2. Os pacientes que perderam a vida para a doença têm 42, 49 e 67 anos e, de acordo com a SES-MG, todos possuíam comorbidades anteriores. A cidade contabiliza, ainda, 880 casos de Covid-19, e 21 mortes ocorridas em decorrência da infecção.

A capital Belo Horizonte, primeira no número de casos com 1.861 infectados, recebeu a confirmação de mais dois óbitos por coronavírus nesta terça-feira. No total, são 10.939 casos de covid-19 em Minas Gerais, sendo que 289 pessoas morreram após apresentarem os sintomas da doença, além de 195 cinco óbitos suspeitos que estão em processo de investigação. Durante coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, voltou a defender o isolamento social em todo o estado. “O isolamento por si só é a única medida que vai garantir menos casos, além das medidas de precaução tomadas, como a higienização constante de mãos. Mas pensar em não ter isolamento, não é possível e não é aceitável neste momento”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: