Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Número de UTI para Covid-19 deve ser reduzido no município

sáb, 29 de janeiro de 2022 08:05

Da Redação

 

A informação de que Araguari teria uma redução no número de leitos de UTI disponíveis para Covid-19 foi amplamente divulgada nesta semana e gerou preocupação em munícipes, principalmente em razão do aumento de casos positivos e internações causados pela doença.

Conforme apurou a reportagem da Gazeta do Triângulo, havia uma portaria do Ministério da Saúde, do ano de 2021, desmobilizando leitos de UTI para Covid-19 em todo o país, porém, com o aumento de casos da variante Ômicron e o avanço da pandemia após aglomerações de fim de ano, a portaria foi editada e republicada nesta sexta-feira, 28, prorrogando o funcionamento dos leitos hospitalares até o dia 28 de fevereiro.

Leitos de UTI para Covid-19 serão reduzidos após portaria do Ministério da Saúde, afirma diretor da Santa Casa.

 

A nossa reportagem entrou em contato com Danilo Coelho, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Araguari, para entender a situação dos leitos de UTI no município. “A unidade hospitalar não tem condições de manter os atuais 20 leitos [após a mudança do Ministério da Saúde]. [São] duas equipes para receber pacientes”, pontuou Danilo.

O Governo Federal, ainda conforme informado, a partir do mês de janeiro deste ano decidiu que não pagaria mais os leitos por disponibilidade, ou seja, o leito não fica vazio aguardando o paciente. Agora, o pagamento acontece por utilização. “Como precisamos montar uma estrutura que funcione 24 horas para receber pacientes positivos, o que há um custo fixo, o governo também só paga por pacientes positivos. Está no artigo terceiro da portaria”, explica o diretor da Santa Casa. “Porém, tivemos uma reunião com a Secretaria de Saúde e a notícia positiva é de que o município vai garantir o funcionamento de dez leitos, que vão receber também casos suspeitos, que foram deixados ‘à deriva’ pelo Ministério da Saúde. Então, Araguari mantém, para os próximos 30 dias, o funcionamento de 10 leitos de UTI [para Covid-19] enquanto observamos a evolução do cenário pandêmico”, concluiu.

O conteúdo da publicação consta na Portaria GM/MS Nº 4.226, de 31 de dezembro de 2021, publicada em Diário Oficial da União, que dispõe sobre o procedimento para desmobilização e pagamentos de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto e Pediátrico Covid-19 autorizados, em caráter excepcional e temporário, para o atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave SRAG/Covid-19.

Nesta sexta-feira, 28, Araguari tinha 4 leitos de UTI para Covid-19 ocupados, de um total de 20. No caso das enfermarias, são 31 leitos ocupados, de um total de 50 vagas. Caso o quadro pandêmico de internações hospitalares em UTI causados pelo coronavírus de mantenha, os 10 leitos que estarão disponíveis ao longo do mês de fevereiro devem ser suficientes para atender a população da cidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: