Número de inadimplentes aumenta 5,09% em agosto
qui, 2 de outubro de 2014 00:54
De acordo com o indicador mensal de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de consumidores brasileiros com dívidas em atraso no mês de agosto subiu 5,09% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi superior ao observado em agosto de 2013 que, na comparação com agosto de 2012, havia crescido em ritmo menor: de 2,69%. Já em relação a julho deste ano, a alta da inadimplência em agosto foi de 0,28%.
Em Uberlândia o índice de inadimplentes em agosto foi de 5,30%, se comparado com o mesmo período de 2013. “Os primeiros seis meses deste ano foram fracos para o setor, mas esperamos um segundo semestre mais saudável, haja vista a chegada do Dia das Crianças e do Natal. Orientamos os lojistas a sempre consultar o CPF em nosso Banco de Dados, SPC Brasil, antes de fechar qualquer venda”, disse o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela.
A pesquisa revelou que ao final de agosto de 2014 havia pelo menos 55 milhões de CPFs de consumidores com dívidas atrasadas no Brasil, isso levando em consideração todos os CPFs registrados como inadimplentes nos bancos de dados aos quais o SPC Brasil tem acesso.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, os indicadores de agosto reforçam a tendência de crescimento da inadimplência até o fim do ano por conta de um contexto macroeconômico menos favorável, marcado pela alta inflação pelo encarecimento do crédito e pela consequente deterioração da confiança de empresários e de consumidores.
“Os indicadores do SPC Brasil mostram claramente este cenário de enfraquecimento econômico, que contribui para puxar o crescimento da inadimplência. Em agosto, o indicador de vendas no varejo avançou 0,78% em relação ao ano passado, o que significou o primeiro mês de alta após cinco quedas consecutivas. Mesmo com essa melhora, o crescimento das vendas nos oito primeiros meses de 2014 está 1% abaixo em relação ao mesmo período do ano passado”, explica Pellizzaro Junior.
Fonte: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e CDL Uberlândia.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MOMENTO BNI sex, 1 de maio de 2026
- Araguari fortalece atenção em saúde mental com capacitação de profissionais da rede básica sex, 1 de maio de 2026
- Alex Peixoto cobra transparência e critérios técnicos no recapeamento asfáltico em Araguari sex, 1 de maio de 2026
- Bombeiros intensificam orientações a banhistas no feriado prolongado sex, 1 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Após sucesso em Monte Carmelo, Programa “Ela Por Inteiro” chega ao distrito de Celso Bueno sex, 1 de maio de 2026
- Expo Araguari 2026 arrecada 37 toneladas e faz história na região! sex, 1 de maio de 2026
- FURANDO A BOLHA – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados entrega recuperação do antigo lixão municipal sex, 1 de maio de 2026
- Feriado prolongado terá presença intensificada da Polícia Rodoviária nas rodovias sex, 1 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
