Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Novembro Azul: prefeitura de Araguari realiza ações voltadas para saúde masculina

ter, 2 de novembro de 2021 08:39

Da Redação

 

O mês de novembro é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata. A doença atinge homens e, dentro das campanhas de saúde pública, o chamado “Novembro Azul” traz atividades que visam a conscientização a respeito da doença, bem como sua prevenção.

O câncer de próstata é tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A campanha visa combater o câncer de próstata

 

Já a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela se encontra logo abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência;presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Os fatores de risco para a doença incluem histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer); e obesidade.

A escolha da melhor forma de tratamento pode variar, de acordo com vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo caso haja piora.

Em Araguari, a administração atual, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está comprometida com a campanha e já possui cronograma de atividades. “Durante todo o mês de novembro será disponibilizado, na Policlínica da cidade e nas unidades de saúde, para homens a partir de 40 anos de idade, o exame de PSA. No dia 13 teremos o ‘dia D’ da campanha. No dia 7 teremos o passeio ciclístico, que abre a campanha ‘Novembro Azul’ e encerra a ‘Outubro Rosa’”, explica Soraya Ribeiro, secretária de Saúde do município, em entrevista à reportagem.

Ainda de acordo com a chefe da pasta, no “Dia D”, o evento deve acontecer na policlínica, e começa às 7h30, se estendendo até as 16h. “Teremos liberação de exames de PSA, palestras, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatites virais e também apresentação artística no local”, disse Soraya.

Já o passeio ciclístico se inicia na porta do Palácio dos Ferroviários e segue até a Cachoeira Londrina, onde os participantes serão recebidos com um lanche. De acordo com Soraya, a prática de atividade física ajuda na prevenção do câncer, assim como o hábito de uma alimentação saudável.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: