Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Novembro Azul: blitz é realizada para conscientizar população

sáb, 23 de novembro de 2013 13:11
Foto: Gazeta do Triângulo

Blitz foi realizada pela prefeitura de Araguari através da secretaria de Saúde.
Foto: Gazeta do Triângulo

GABRIELA GOMES – Para conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, a prefeitura de Araguari através da secretaria de Saúde realizou, na tarde de ontem, 22, uma blitz educativa. Com o apoio da Setrans e Patran, essa ação teve o intuir de levar informações sobre a importância de detectar a doença no início.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, disse que a blitz começou as 13h na rua Rui Barbosa, seguindo pela avenida Minas Gerais e terminando na rua Marciano Santos.

“Ao abordarmos a população, percebemos uma grande falta de conhecimento em relação ao câncer de próstata. Como no mês passado nós tivemos o ‘Outubro Rosa’, que foi um sucesso, esperamos obter o mesmo resultado com essa campanha”, explica a secretária.

Durante a abordagem, os profissionais explicaram para os motoristas que, os exames podem detectar essa doença no início, sendo assim, se torna muito mais fácil de ser tratada.

Acima dos 45 anos, é necessário procurar o médico. Em Araguari, não existem muitos casos graves, pois, sempre são detectados no início e raramente é preciso ser realizado algum procedimento cirúrgico.

“Os homens possuem um grande preconceito em relação ao exame de toque, por isso, estamos tentando conscientizá-los de várias formas possíveis. Eles podem descriminar o processo para descobrir a doença, mas não podem fazer isso com sua própria saúde”, afirma Lucélia Aparecida.

É importante lembrar que hoje, 23, acontecem palestras educativas na Policlínica Dr. Oabi Gebrim com distribuição de exames de PSA (Prevenção ao Câncer de Próstata) e dosagem de glicose com orientação sobre a obesidade com medição do Índice de Massa Corporal (IMC).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: