Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Novas UBFs são entregues à população

qui, 28 de agosto de 2014 01:14
Quatro unidades foram inauguradas para melhor atender a comunidade
Quase 30 mil moradores serão beneficiados com as novas instalações. Foto: Nilse Martins/SECOM/PMU

Quase 30 mil moradores serão beneficiados com as novas instalações. Foto: Nilse Martins/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – Nas vésperas da comemoração dos 126 anos de emancipação de Uberlândia, a Prefeitura Municipal entregou novas unidades de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), ampliando o atendimento em várias regiões da cidade. Na terça-feira (26) foram entregues quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) nos bairros Canaã, Jardim Europa, Minas Gerais e Bom Jesus.

As novas unidades vão atender 28.800 moradores e suas necessidades de procedimentos de assistência básica levando serviços como consultas médicas, vacinas, curativos, bem como visitas domiciliares feitas por profissionais de saúde especializados, no sentido de acompanhar e orientar nos temas vitais como diabetes, hipertensão, gestação, além de temas cíclicos como: saúde da mulher, da criança e do idoso. “A atenção primária é prioridade. Por isso, estamos ampliando as equipes de saúde da família desde o ano passado, que passaram de 50 para 70”, afirmou  o prefeito Gilmar Machado.

O trabalho de assistência às famílias começa com a etapa de treinamento e acolhimento das equipes dentro dos parâmetros de atendimento mais humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Foram instaladas ainda duas unidades de apoio à saúde da família na zona rural,  sendo uma delas localizada no assentamento Tangará, local em que será oferecido atendimento na saúde primária para 1.530 moradores e cobrirá também mais seis assentamentos adjacentes. A outra unidade situada no assentamento Rio das Pedras entrará em funcionamento amanhã (29), com a oferta de todos os serviços das demais instalações. “Abordamos um conceito de atendimento na saúde que respeita a igualdade dos cidadãos uberlandenses. Sendo assim, é indispensável estender todos os benefícios e melhorias a comunidade rural de modo integral e humanizado”, destacou Almir Fontes, secretário de saúde de Uberlândia.

Consideradas como o passo inicial dos pacientes para inserção na rede municipal de saúde, as novas unidades vão contribuir para aliviar a sobrecarga de demanda nestas áreas de referência, tornando o atendimento mais adequado e facilitando o acesso a rede com melhoria da qualidade e humanização nos procedimentos. Levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde mostram que as estratégias executadas no Programa Saúde da Família resolvem até 80% dos casos de saúde da população. A vantagem que se destaca é o vínculo estabelecido entre médico e paciente, o que torna mais efetiva a detecção de sintomas que podem sinalizar doenças.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: