Novas UBFs são entregues à população
qui, 28 de agosto de 2014 01:14Quatro unidades foram inauguradas para melhor atender a comunidade
DA REDAÇÃO – Nas vésperas da comemoração dos 126 anos de emancipação de Uberlândia, a Prefeitura Municipal entregou novas unidades de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF), ampliando o atendimento em várias regiões da cidade. Na terça-feira (26) foram entregues quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) nos bairros Canaã, Jardim Europa, Minas Gerais e Bom Jesus.
As novas unidades vão atender 28.800 moradores e suas necessidades de procedimentos de assistência básica levando serviços como consultas médicas, vacinas, curativos, bem como visitas domiciliares feitas por profissionais de saúde especializados, no sentido de acompanhar e orientar nos temas vitais como diabetes, hipertensão, gestação, além de temas cíclicos como: saúde da mulher, da criança e do idoso. “A atenção primária é prioridade. Por isso, estamos ampliando as equipes de saúde da família desde o ano passado, que passaram de 50 para 70”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.
O trabalho de assistência às famílias começa com a etapa de treinamento e acolhimento das equipes dentro dos parâmetros de atendimento mais humanizado, preconizado pelo Ministério da Saúde.
Foram instaladas ainda duas unidades de apoio à saúde da família na zona rural, sendo uma delas localizada no assentamento Tangará, local em que será oferecido atendimento na saúde primária para 1.530 moradores e cobrirá também mais seis assentamentos adjacentes. A outra unidade situada no assentamento Rio das Pedras entrará em funcionamento amanhã (29), com a oferta de todos os serviços das demais instalações. “Abordamos um conceito de atendimento na saúde que respeita a igualdade dos cidadãos uberlandenses. Sendo assim, é indispensável estender todos os benefícios e melhorias a comunidade rural de modo integral e humanizado”, destacou Almir Fontes, secretário de saúde de Uberlândia.
Consideradas como o passo inicial dos pacientes para inserção na rede municipal de saúde, as novas unidades vão contribuir para aliviar a sobrecarga de demanda nestas áreas de referência, tornando o atendimento mais adequado e facilitando o acesso a rede com melhoria da qualidade e humanização nos procedimentos. Levantamentos realizados pelo Ministério da Saúde mostram que as estratégias executadas no Programa Saúde da Família resolvem até 80% dos casos de saúde da população. A vantagem que se destaca é o vínculo estabelecido entre médico e paciente, o que torna mais efetiva a detecção de sintomas que podem sinalizar doenças.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura conclui atendimento de endoscopias e reforça necessidade de atualização cadastral qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura e Batalhão Ferroviário realizam desfile cívico-militar em comemoração ao feriado da Independência qui, 5 de setembro de 2024
- Eleitores com transferência temporária podem verificar local de votação no e-Título qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...