Araguari está próxima da universalização do acesso aos serviços de saneamento, diz UFU
qua, 4 de novembro de 2020 21:19Da Redação

A SAE é responsável pelo tratamento de água e esgoto no município
Foi divulgado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), um estudo feito pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômicos-Sociais (Cepes) e o Núcleo de Economia do Trabalho e Social (Nest), que são vinculados ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU (IERI/UFU), que apresentou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento dos Serviços de Água e Esgoto e de Resíduos Sólidos, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
O estudo aponta o Ranking de Universalização do Acesso (RUA), dentre outros rankings, e diz respeito às regiões de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas.
No referido ranking, encontram-se as cidades que estão no topo da universalização: os municípios de Monte Carmelo e Patrocínio com pontuação máxima, ou seja, acesso aos serviços de saneamento considerados já universalizados.
Para entender a pontuação, é preciso esclarecer que o estudo indica as seguintes observações: situação boa para pontuações superiores a 8,5. Regular para pontuações de 7 a 8,5. Ruim para pontuações de 5 a 7 e, péssimo para pontuações abaixo de 5.
Ainda, no RUA, Araguari se encontra na quarta posição e, pontua 9,88 (de 0 até 10 pontos). O que indica que o município está entre os cinco melhores e está próximo de alcançar a universalização. O que, na prática, significaria que toda a população teria acesso aos serviços de saneamento considerados. O pior colocado no ranking, em último lugar, é o município de Tapira, que pontua 5,49. Indianópolis e Cascalho Rico também ocupam as piores colocações.
Já no Ranking da Qualidade dos Serviços (RQS), Araguari pontua 4,28 (péssimo) e ocupa a 28ª colocação. Os primeiros são Ituiutaba, Araxá e Uberlândia. Todos pontuaram acima de 8,5. Os piores municípios no ranking são Cruzeiro da Fortaleza e Cascalho Rico, com 2,18 e 2,36 pontos, respectivamente.
Ainda, o estudo aponta o Ranking da Gestão (RG), no qual Araguari está empatado com Patos de Minas na terceira posição. Nas classificações das situações dos municípios, Araguari está indicado em “Média”, dentro das 4 possibilidades: boa, média, ruim e péssima.
No que toca à classificação geral, que leva em conta a pontuação dos 3 rankings, apenas 3 municípios foram indicados com “boa”. Sendo eles Uberlândia, Ituiutaba e Araxá.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Romaria comemora aniversário com grandes eventos e fortalecimento político sex, 6 de março de 2026
- Vítima de atropelamento fatal na BR-365 é identificada após trabalho da Polícia Civil com apoio da Polícia Penal sex, 6 de março de 2026
- FURANDO A BOLHA – 6 DE MARÇO sex, 6 de março de 2026
- Vereador Guilherme Santana denuncia EcoVias por descaso com sinalização ao Hospital Sagrada Família e fechamento de cabines do pedágio no período noturno sex, 6 de março de 2026
- Vereador Nego cobra recuperação urgente de viaduto e estrada que dão acesso a grandes empresas em Araguari sex, 6 de março de 2026
- Copa Araguari Nacional de Futsal conhece seu campeão hoje sex, 6 de março de 2026
- Araguari decreta situação de emergência para dengue e reforça ações de combate e vacinação sex, 6 de março de 2026
- Cascalho Rico fortalece a Educação Municipal com foco em inovação e desenvolvimento humano sex, 6 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 6 DE MARÇO sex, 6 de março de 2026
- Prefeito Renato Carvalho participa de reunião regional sobre saneamento básico com autoridades do Triângulo Mineiro sex, 6 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
Bom dia, seria interessante que o jornal fizesse uma reportagem aprofudando nesse estudo, especificamente sobre Araguari. Seria interessante descobrir porque a qualidade do serviço é considerada péssima
Att.,