Quinta-feira, 11 de Julho de 2024 Fazer o Login

Nilo Tabuquini, o precursor do Papa Francisco

qui, 28 de novembro de 2013 00:15

Eurípedes Luiz de Sousa (*)

Engraçado tomei conhecimento que o padre Nilo Tabuquini é conhecido em Araguari pela maioria dos jovens apenas como nome de uma praça.

Como eu tive a felicidade de conviver com este homem, narro resumidamente aqui uma pequena passagem da verdadeira história deste padre que é cheia de atitudes práticas e realistas.

Em uma época que tabus religiosos prevaleciam, Nilo Tabuquini colocou em prática tudo aquilo que Jesus pregou na Terra – Justiça Social – assumido atual e finalmente pelo Papa Francisco.

Em meados dos anos 60 e 70 existia em Araguari um movimento da juventude que consistia em reunir jovens toda semana para assistir às pregações do Pe. Nilo em defesa de uma Igreja mais realista sobre os problemas do povo mais carente daquela época.

Nilo Tabuquini não só pregava como também realizava visitas com a nossa presença nos bairros mais pobres da cidade.

Em uma destas andanças eu estava presente e assisti a uma das atitudes iluminadas do Pe. Nilo, que assim ocorreu: “Em um antigo estábulo do Jóquei Clube havia uma família morando junto aos cavalos. Nilo Tabuquini então perguntou a um membro da família: ‘Como vocês aquentam viver em um local onde os cavalos batem as patas todas as noites?’ O morador então respondeu: ‘Pois é padre, não é fácil, porém Deus quer assim’. A resposta do Pe. Nilo para aquele senhor mudaria os rumos da Igreja Católica em Araguari para muitas pessoas, tendo assim dito:

‘O SENHOR ESTÁ ENGANADO, DEUS NÃO QUER ASSIM, ISTO É SIMPLESMENTE EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM. VAI LUTAR PELOS SEUS DIREITOS!’.

Na época esta atitude do Padre Nilo abalou as estruturas regionais de alguns seguimentos conservadores da sociedade, pois pela primeira vez um padre tocava nestes assuntos de cunho religioso tão veemente.

Faço este depoimento agora estimulado pela pregação do Papa Francisco. Desta forma, Nilo Tabuquini foi sem dúvida um precursor dos ideais reformistas hoje difundidos e executados pelo Papa Francisco junto à cúria da Igreja Católica.

Esta é minha pequena homenagem que faço a este homem que procurou fazer da Igreja Católica mais humana e participativa.

Finalmente fica aqui a sugestão aos jovens do Brasil, qual seja, levantem nas redes sociais esta bandeira defendida pelo Pe. Nilo, e hoje empunhada pelo Papa Francisco. Vamos jogar areia no passado e reformar “este triste mundo antigo”, como já dizia o saudoso cantor Taiguara em uma de suas músicas, “TEU SONHO NÃO ACABOU”.

Em arremate, descrevo as frases contidas na lápide do túmulo do padre Nilo Tabuquini (21/08 – dia do meu nascimento – falecido em 14/02/1979), que representam suas últimas palavras em vida:

AMO MUITO JESUS CRISTO, AMO MUITO OS HOMENS, AMO TODOS OS HOMENS NÃO IMPORTA SEUS ERROS. AMO MUITO A IGREJA…

ISTO PARA MIM É UMA PÁSCOA. EU CREIO NA RESSURREIÇÃO…

E VALEU A PENA VIVER.

* Colaborador.

2 Comentários

  1. RENATO BRETAS disse:

    TIVE O PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM O PADRE NILO E ME ORGULHA MUITO VER A SUA VERDADE AQUI. ESTEJA NA PAZ DO PAI MAIOR, MEU AMIGO.

  2. Sílvio Ernane disse:

    Eurípedes Luis de Sousa, faleceu em 29/04/2020, após lamentável parada cardíaca no UMC em Uberlândia.

Deixe seu comentário: