Neuropsi – Transtorno de oposição
qui, 24 de setembro de 2015 08:33
1-O que é Transtorno de oposição (TDO)?
O transtorno de oposição (TDO) é caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil. A criança ou adolescente discute excessivamente com adultos, não aceita responsabilidade por sua má conduta, incomoda deliberadamente os demais, possui dificuldade de aceitar regras e perde facilmente o controle se as coisas não seguem a forma que deseja.
2-Qual a idade e sexo mais acometidos?
Este problema é bastante comum, ocorrendo entre 2% e 16% das crianças e adolescente. Em crianças menores é mais comum em meninos, mas durante a adolescência ocorre com frequência em ambos os sexos. O início é geralmente gradual e aumenta a gravidade dos problemas de comportamento ao longo do tempo.
3-Como eu sei se meu filho tem TDO?
Para que a criança seja diagnosticada é necessário que ela apresente perda de paciência, discussão com adultos, desafio ou recusa em obedecer regras ou solicitações feitas por adultos, fazer coisas que aborreçam as pessoas de propósito, responsabilizar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento, incomodar-se facilmente com os outros, ficar com raiva, ressentimento ou ser vingativa ou maldosa.
4-Como pode ser tratado?
A melhor maneira de tratar uma criança com transtorno de oposição inclui Psicoterapia infantil que abrange técnicas de manejo e modificação do comportamento, utilizando uma abordagem coerente da disciplina e seguir com reforço positivo de comportamentos adequados.
É muito difícil os pais lidarem com estas crianças e adolescentes, por isso é indicado orientação de pais para melhor entendê-los além de obterem apoio e compreensão e consequentemente receberem treinamento acerca de habilidades de manejo destas crianças.
O sucesso do tratamento requer empenho e acompanhamento em uma base regular dos pais e professores.
5-Alguma sugestão aos pais?
Uma das melhores formas de ensinar a criança a seguir regras é o sistema de fichas. Discute-se com a criança e os pais, os comportamentos desejados (tarefas, objetivos) e escritos em uma cartolina. Cada tarefa, se cumprida, valerá um tanto X de pontos, dependendo da facilidade e do esforço. Todos esses pontos, acumulados durante os dias de intervenção, podem ser trocados por prêmios, que são definidos previamente no começo da intervenção.
6-O que os pais NÃO devem fazer?
•Utilizar de agressão física/verbal para que seu filho obedeça;
•Orientar a criança à distância (deve orientar olhando para criança e certificando que ela compreendeu);
• Dar instruções vagas (por ex.: “seja uma boa criança”);
•Orientar com muitas explicações (argumentam excessivamente para criança entender), é bem provável que a criança vá se perder durante as explicações;
• Orientar em tom ameaçador (em casos onde existe um acontecimento já instalado, é normal que os pais deem bronca com tom ameaçador para criança recuar, nesses casos a criança tende a revidar);
• Pedir que realize alguma tarefa em forma de pergunta (você pode ir agora fazer as lições de casa? Vai abrir espaço para que a criança pense e diga não);
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