Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é Transtorno da Personalidade Limítrofe?

qui, 4 de maio de 2017 05:48

Abertura-neuropse

1-O que é Transtorno da Personalidade Limítrofe?

O Transtorno da Personalidade Limítrofe também conhecido como Transtorno de Personalidade “Borderline” é uma doença psicológica grave caracterizado por instabilidade de humor e de comportamento. O transtorno de Bordeline está inserido entre os transtornos de personalidade emocional instável.

2-Qual é o sexo mais acometido? Há quantas pessoas no Brasil com esse transtorno?

O transtorno da personalidade Borderline é três vezes maior nas mulheres do que nos homens. Esses sintomas começam a se manifestar na adolescência e se tornam mais frequentes no início da vida adulta, atingindo cerca de 2 milhões de brasileiros adultos.

3- Quais são os sintomas mais comuns do Transtorno de Borderline?

Alterações do humor ao longo do dia, variando entre momentos de euforia e de profunda tristeza; sentimentos de raiva, desespero e pânico; irritabilidade e ansiedade que pode provocar agressividade; medo de ser abandonado por amigos e familiares; impulsividade e dependência por jogos, gasto de dinheiro descontrolado, consumo exagerado de comida, uso de substâncias e, em alguns casos, não cumprindo regras ou leis; baixa da autoestima; sensação de solidão e de vazio interior; relacionamentos instáveis, intensos e difíceis; autoimagem negativa; reações emocionais extremas.

4-Como descobrir se uma pessoa sofre desse transtorno?

O diagnóstico de transtorno da personalidade Borderline é feito quando uma pessoa apresenta muitos desses sintomas de forma intensa e persistente. Os padrões de personalidade são considerados um transtorno quando prejudicam as funções da pessoa e causam uma perturbação significativa. O diagnóstico é geralmente efetuado com base na história e nas observações efetuadas por um profissional de saúde mental durante uma entrevista.

5-Qual é a duração desse Transtorno?

Todos os transtornos da personalidade constituem padrões para toda a vida, mas existe agora um maior otimismo com relação aos aspectos mais perturbadores dessa doença. A investigação indica que os sintomas do transtorno da personalidade Borderline se tornam menos intensos à medida que as pessoas envelhecem. Um estudo publicado em 2006 relatou que a grande maioria dos pacientes havia se recuperado depois de 10 anos. Com o tratamento apropriado, muitas pessoas apresentam uma melhora significativa.

6-Como se baseia o Tratamento?

A psicoterapia constitui um aspecto essencial do tratamento do transtorno da personalidade limítrofe. Os problemas se relacionam com a maneira habitual da pessoa conviver com os outros e lidar com os obstáculos. O objetivo da terapia é fazer com que os pacientes obtenham uma perspectiva da sua própria perspectiva e utilizem o que aprenderam para lidar melhor com seus próprios sentimentos e comportamentos, visando ajudar a pessoa a lidar com a sensação de isolamento, depressão e ansiedade sem recorrer a um comportamento autodestrutivo. É necessário também um acompanhamento psiquiátrico.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: