Sexta-feira, 12 de Abril de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é Nictofobia ?

sex, 28 de junho de 2019 05:59

Abertura-neuropse

1-O que é Nictofobia ?

A nictofobia (do grego: nyctus = noite ou escuridão + phobos = medo profundo) é o medo de que sofrem muitas crianças e alguns adultos da escuridão ou da noite. Esse medo, contudo, não é propriamente medo à falta de luminosidade, mas à imaginatividade apavorante que geralmente ela desencadeia.

2-Quais são as causas da Nictofobia?

O medo do escuro pode ter uma razão atávica, fundada na própria evolução. Nos primórdios da evolução humana, quando ainda não era possível clarear a noite, o escuro era realmente perigoso porque o indivíduo estava mais vulnerável a acidentes e aos seus predadores. Embora o homem não seja capaz de ver no escuro, muitos animais ferozes o são e, por isso, ficam em vantagem em relação a ele.

Pode ser também que o medo do escuro se origine de uma experiência traumática no passado do indivíduo: a criança pode ter sido deixada no escuro como um castigo ou irmãos e amigos também podem ter incutido nela o medo da escuridão. Filmes e programas de TV que descrevem horror, sangue, fantasmas e outras atividades paranormais que ocorrem na ausência da luz do dia também são muitas vezes responsáveis pela criação do medo do escuro.

Traumas vividos pelas crianças no escuro (violência doméstica, abuso sexual, acidentes de carro e outros) também podem deixar na criança um medo persistente da noite ou da escuridão.

3-Quais são as principais características clínicas da  Nictofobia ?

A escuridão é inimiga da razão. O que é temido é algo que jamais aconteceu nem acontecerá, mas essa racionalidade não alivia o pânico causado pelo escuro. É comum que as crianças tenham um medo irracional do escuro. Nessa condição, o cérebro delas sugere imagens terríveis que as assustam.

No entanto, também não é incomum ver adultos sofrendo de nictofobia. Tal condição pode afetar grandemente o dia do sofredor, principalmente porque o indivíduo tende a se sentir deprimido, ansioso ou tenso o tempo todo. Muitas vezes a criança (e menos comumente o adulto) se recusa a sair depois de escurecer ou a dormir sozinho.

As crianças menores podem recorrer a chupar o dedo, ou fazer xixi na cama, se tornarem pegajosas e se recusarem a dormir sem uma lâmpada acesa ou insistirem em não dormir sozinhas. Elas podem também experimentar sintomas físicos como dores, respiração rápida e superficial, palpitações cardíacas, tremores, dores no peito ou sensação de asfixia, náuseas e outros problemas gastrointestinais, choro, gritos e redução do apetite ou, inversamente, ter excessos alimentares.

Os sintomas psicológicos do medo da escuridão incluem pensamentos de morte, medo de ser atacado por fantasmas ou monstros, recusar-se a dormir sozinho ou a sair de casa depois do anoitecer, ficar acordado a noite toda ou acordar várias vezes durante a noite.

Nos adultos, a nictofobia pode afetar a qualidade do sono, conduzir ao estresse, afetar a produtividade no trabalho e impactar negativamente a sua qualidade de vida. Assim, a depressão e outros distúrbios mentais e físicos podem ser comuns em indivíduos com medo do escuro.

4-Como tratar a  Nictofobia?

Alguns adultos que sofrem de nictofobia percebem que seu medo é irracional, embora se sintam impotentes para superá-lo e temam a chegada da noite. Felizmente, há muitas terapias que podem ajudar a superar esta fobia. A psicanálise ou a hipnoterapia pode ajudar a chegar ao fundo do medo da escuridão e, assim, superá-lo.

Além disso, também há técnicas de dessensibilização gradual. A terapia cognitivo-comportamental é outra técnica eficaz muito utilizada para superar a nictofobia. Ela ajuda o indivíduo a manejar sua resposta de ansiedade quando confrontado com a escuridão ou noite. Alguns medicamentos podem ser usados para acalmar, tratar a ansiedade e/ou a depressão.

5-Como evolui em geral  a  Nictofobia?

Na maioria das vezes, os medos do escuro da infância são superados com o crescimento e amadurecimento do indivíduo. No entanto, em alguns casos, a nictofobia pode persistir na idade adulta, aí é necessário procurar um psicólogo.

 

20 Comentários

  1. Tainara Oliveira Guedes disse:

    Oi eu tenho um filho de 5 anos e acho quê ele tem nictofobia pois ele fica em pânico no escuro e ele quando começa a escurecer só quer chupar dedo ou roer unha.Tenho muito medo disso prejudicar ele.

  2. Yasmim disse:

    Eu tenho 14 anos e custo dormir anoite,assim q apago a luz mesmo com o abajur eu começo a me sentir observada e assim q fecho os olhos comeco a tremer.Eu fico vendo uns vultos mais na real e só um objeto q nem se mexe,Eu durmo 6 ou 5 da manhã pq nessa hora já está amanhecendo.N sei se tenho nictogobia mais tenho alguns sintomas

  3. samilla disse:

    bom eu tenho 14 anos,e sofro de nictofobia…quando não tem nenhuma luz eu tenho alguns sintomas dentre eles são náuseas,eu choro,minha respiração fica mais rápida que o normal,e minha boca fica seca e ansiedade..e uma sensação de insegurança e pavor … sempre tive isso,mas não sabia que isso se agravava a cada ano…

  4. Edimaria disse:

    Já sou adulta e de uns tempos p cá, eu não consigo mais dormir no escuro. Me dá falta de ar e uma sensação de sufocamento q só passa quando vejo alguma luz rsrs. É como se o escuro me impedisse de respirar rsrs
    É estranho mas, acontece cmg.

  5. Elaine disse:

    Olá!
    Tenho muito medo de dormir sozinha e no escuro, já sou adulta. Esse medo me provoca irritabilidade, ansiedade, palpitação, uma insônia terrível.
    Já não sei mais o que fazer, só adormeço as 5h da manhã pq começa a clarear o dia.

  6. Luísa disse:

    Olá, tenho medo do escuro desde que tinha uns 13 anos hoje em dia tenho 17 anos. Eu realmente não sei o que acontece! Se eu dormir a noite eu acordo do nada com um aperto muito forte no peito. Chega a noite e é meio apavorante, já fico angustiada, irritada… Espero que isso passe algum dia, só queria compartilhar isso. Fiquem com deus 🙏❤️

  7. Sabrina Alves disse:

    Oi, quando eu era criança dormia no escuro, abria a porta de casa pra brincar no quintal no escuro de madrugada sozinha, nunca tive medo, mas de uns tempos pra cá ando tendo muitos pesadelos e me sentindo observada o tempo todo principalmente no meu quarto, sinto uma energia negativa e isso me da o medo de ficar no escuro e algo vim me pegar, não entendo pq me sinto tao observada e pq isso surgiu só agora depois de adulta… n sei oq fazer

  8. Giovana de Cassia disse:

    Olá , tenho 25 anos , e a uns 4 meses me mudei para um casa, é desde então , acordo todas as noites de madrugada com falta de ar , sensação de estar em um lugar estranho , me sinto sufocada e com medo , ando o quarto interior até achar a Luz , quando consigo acender e vejo onde estou , consigo voltar a dormir, já aconteceu de eu acordar gritando meu marido , pra ele acender a luz pq está a sem ar , nunca tive essas crises , o que poderia ser ?

  9. Keylla disse:

    Todas as noites sofro com esses ataques ate então não sei o que é acordo assustada parece que vou morrer meu coração fica acelerado nao consigo respirar só consigo me acalmar quando vejo uma luz das acendo a luz do celular e consigo ficar calma. Pelo que ka percebi acontece só uma vez na noite.

  10. sinete costa disse:

    Olá. Tenho dois filho mas o de 8 anos, que tem medo de tudo. Principalmente de dormir sozinho. Já coloquei ele pra dormir na cama dele com a luz ligada mas mesmo assim ele tem medo. Hoje ele dormi comigo na minha cama e o meu marido na cama dele.

  11. Karla disse:

    Olá
    Sou adulta e tenho medo do escuro…medo que falte luz e eu estar sozinha em casa…medo de dormir sozinha em casa ..
    Quandobtodos saem e fico sozinha em casa a noite durmo na sala com todas luzes acesas tv ligada e fico torcendo para que não falte luz…

  12. Danillomedarado disse:

    Tenho 13 anos E morro de medo de dormir a noite sinto como se meu coração fosse sair pela boca,
    Eu na vdd durmo com meu irmão,aí fica mais tranquilo mais quando é necessário eu dormir sozim eu durmo maos ou menos umas três hrs, pq essa eu já durmo sem sentir,mais sempre fico acordando a noite e fico tremendo chorando de medo as vezes sempre parece que tem alguém me observando!!!

  13. J. Miguel T Araujo disse:

    No que disse Dra. Fátima, dentre os traumas d passado, crianças podem ter sido deixadas no ” escuro”, como “castigo”. Oras, entáo ha de se concordar, que o ” escuro” e realmente malefico para o ser humano. Eu, em particular, nunca consegui dormir no escuro total, apesar de ter quase 80 anos.

  14. Pedro disse:

    Olá, tenho 13 anos e não consigo dormir bem a noite, quando deito, sinto uma sensação de como se tivesse sendo observado por uma pessoa ou algo… Assim, em grande parte, não consigo dormir sem a presença de alguém e muito menos de uma luz.

  15. Josi disse:

    Acabei de descobrir q sofro de nictofobia.já tenho 40 anos e o medo toma conta de mim.
    É horrível não consigo dormir, quando estou em casa sozinha só durmo as cinco da manhã,quando consigo dormir um pouco aí tenho logo sonho ruim e acordo.parece q o coração vai sair pela boca,escuro então tenho maior pavor,acendo as luzes da casa principalmente do meu quarto.A sensação é q estou sendo observada é q algo ruim vai acontecer.
    Só quis compartilhar com vcs.

  16. Oto disse:

    Tenho medo também, principalmente se estiver sozinho em casa, se tiver com alguém dá pra dormir, mesmo se faltar energia elétrica, agora se tiver sozinho é complicado, só quando o dia vai clareando mesmo.

  17. Perciliana disse:

    Na infacia eu tinha pesadelos horriveis mas não me lembrava depois, mas grutava tanto que acordava até os bizinhos,
    Depois de adulta ainda tenho medo de dormir sozinha, quando meu marido não está, tenho muitos pesadelos e insônia., o medo é tanto que desde de criança me cubro toda deixo só o rosto pra fora.

  18. Amanda disse:

    Giovana de Cássia mesmo problema acordo vejo que estou numa caixa daí não v
    Ar começo andando pelas paredes até achar janela pra respirar e a Lu est do meu lado só que pra racionar jesus

  19. Amanda disse:

    mesmo problema acordo vejo que eou numa caixa daí não v
    Ar começo andando pelas paredes até achar janela pra respirar e a Luz est a do meu lado só que pra racionar jesus

  20. Amanda disse:

    mesmo problema acordo vejo numa caixa v
    Ar começo andando pelas paredes até achar janela pra respirar e a Luz est a do meu lado que pra racionar jesus

Deixe seu comentário: