Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é dispareunia?

qui, 4 de agosto de 2016 05:43

Abertura-neuropse

1-O que é dispareunia?

A dispareunia ocorre quando há desconforto ou dor genital na relação sexual, antes, durante ou após o intercurso sexual, persistente ou recorrente e ocasione sofrimento ou dificuldade interpessoal. Ela pode ser de origem orgânica e/ou psicogênica. Aqui vamos tratar apenas da dispareunia psicogênica.

2-Como se faz o diagnóstico da dispareunia psicogênica?

O diagnóstico de dispareunia de causas psicológicas acontece quando não há qualquer condição médica que justifique, ou seja, não há por exemplo lubrificação vaginal insuficiente; patologia pélvica, como infecções vaginais ou do trato urinário, tecido vaginal com cicatrizes, endometriose ou aderências; atrofia vaginal pós-menopausa; privação temporária de estrógeno durante a lactação; irritação ou infecção do trato urinário, ou condições gastrintestinais, anormalidades genitais, uso de substâncias etc.

3-Ela só ocorre em mulheres?

Não. Apesar de ser mais comum no sexo feminino não se trata de um transtorno exclusivo das mulheres, homens também podem apresentar dor genital quando em intercurso sexual. Nas mulheres diz-se que a dor é superficial quando ocorre durante a penetração e profunda quando ocorre durante as investidas do pênis.

4-Quais são as consequências da dispareunia?

O fato de sentir dor ou desconforto pode fazer com que a pessoa passe a evitar novos contatos sexuais provocando assim perturbações nos relacionamentos ou inibindo a possibilidade de novos relacionamentos. Por outro lado, muitas mulheres que sofrem de dispareunia  continuam mantendo relações com seu parceiro por diferentes motivos (medo de perda ou infidelidade masculina etc.).  Independente da situação, é preciso lembrar que, quando não tratada, essa disfunção pode evoluir para transtornos de excitabilidade e para a perda total de desejo sexual.

5-O que causa a dispareunia?

Muitos fatores podem influenciar o momento sexual como, por exemplo, falta de excitação, trauma sexual anterior, preocupações, não estar com a pessoa por quem realmente sente desejo, não conseguir desenvolver boa intimidade com esta pessoa etc.

6-Como é o tratamento da dispareunia psicogênica?

Na dispareunia de causa psicogênica, indica-se a Terapia Sexual (TS), sendo que a técnica comportamental mais importante é a Dessensibilização Sistemática. É necessário que o ginecologista seja treinado em TS para realizar a terapêutica de modo adequado. O prognóstico da dispareunia sem causas orgânicas é excelente.

7- O psicólogo poderia atuar nessa questão?

Sim. A psicoterapia pode ter como objetivo o autoconhecimento, entender seus relacionamentos, seu corpo e aprender a lidar com as situações difíceis. Muitas vezes a dispareunia pode ser reflexo da forma de lidar com as pessoas, dificuldades de comunicação e talvez até de escolha de parceiros que tenha afinidade com seus valores e modo de ser.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: