Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – É normal uma criança se masturbar?

qui, 25 de maio de 2017 05:57

Abertura-neuropse

1-É normal uma criança se masturbar?

Uma criança se masturbar é normal, natural e saudável. As crianças começam a ter noção de seus corpos e no prazer com a manipulação dos órgãos genitais entre os 4 e 6 anos de idade. É a chamada fase fálica do desenvolvimento sexual.

2- Mas as crianças já possuem prazer desde cedo?

Não. Uma criança de 4 anos começa a perceber as diferenças que existem entre meninos e meninas e a se identificar com a figura do pai ou da mãe. Algumas crianças vão encontrar prazer nesta exploração do corpo; umas descobrem isso mais cedo, outras mais tarde. Algumas podem praticar mais e outras menos. Mas ao contrário de adolescentes e adultos, não tem malícia nestes atos, pois essa manipulação é principalmente sensorial (relativa aos sentidos). Os infantes sentem apenas que aquela brincadeira é gostosa e relaxante. São os adultos que podem dar, dependendo de seus próprios tabus, um sentido malicioso precoce a esse comportamento.

3-E a masturbação na  adolescência?

Para quem tem filhos na adolescência, é bom saber que a masturbação nesta fase da vida é uma combinação entre a exploração do próprio corpo, iniciada na infância, com a explosão de hormônios típica da idade. O adolescente também pode se masturbar de forma saudável, buscando prazer em seu corpo e alívio para a tensão. Por que não? Na adolescência a masturbação ganha características próprias: pode vir acompanhada de fantasias. Nesta fase, o adolescente sabe o que é sexo, os hormônios estão à flor da pele. É mais do que manipulação, é desejo sexual.

4-O que fazer caso meu filho ou filha se masturbe na minha frente?

Uma criança que se masturba na frente dos pais ou em algum lugar público, certamente, não tem noção de que o que está fazendo não é apropriado. A criança deve ter assegurados momentos de quietude com ela mesma, sem a presença dos pais ou de outras pessoas. Nestes momentos ela deveria poder lidar com seu corpo, suas fantasias, suas brincadeiras, à vontade. Aprender a ficar só é importante! Logicamente a masturbação deveria ter lugar e hora e senso de adequação. A forma de lidar com uma situação destas depende muito da idade da criança. Na faixa dos 3, 4 anos os pais podem tentar desviar a atenção da criança com outra coisa caso esta exploração esteja sendo feita num local público ou numa situação que eles considerem inadequada. No caso dos maiorzinhos, com 6, 7 anos, vale partir para uma conversa franca e adequada para a idade. É importante respeitar a exploração da criança e ir orientando aos poucos que isso deve ser feito na intimidade, quando estiver sozinho.

5-Devo repreender meu filho ou filha por se masturbar?

A resposta aqui é clara: não. Uma conversa sobre masturbação entre pais e filhos não deve ter um tom de repressão. O ato da masturbação pode ser internalizado para eles como algo sujo, proibido e isso vai impactar na vida sexual daquela criança quando ela for adulta.O mesmo raciocínio vale para filhos na adolescência: um jovem repreendido pode se sentir invadido e pode compreender de forma equivocada, que sua relação de prazer com o próprio corpo é algo ruim, vergonhoso, o que pode acarretar dificuldades com sua sexualidade e relacionamentos no futuro.

6-Quando a masturbação deixa de ser algo saudável?

Primeiramente  é fundamental que os pais saibam o que acontece na vida dos seus filhos. Pelo menos, os hábitos, o comportamento, as atividades, o que fazem durante o dia. Só assim algo que saia da normalidade pode ser identificado. Se a masturbação fica excessiva e ocupa todo o espaço de prazer, pode virar uma obsessão. Pode virar uma prática solitária e egoísta. Este é o risco.

7-Quais os sinais indicando que a masturbação deixou de ser saudável?

Alguns sinais como isolamento, cansaço, baixa energia e dificuldades em se relacionar, podem ser indicadores de um excesso, por isso é tão importante os pais conhecerem muito bem os filhos. Caso tenha dúvidas, o melhor caminho é mesmo procurar ajuda de um especialista, seja o pediatra ou um psicólogo ou um terapeuta sexual. Alguns pais se sentem à vontade para procurar orientação na escola. Antes de partir para esta alternativa, é bom refletir. A criança pode se sentir muito exposta. O melhor mesmo é resolver a questão em casa. Conversar é sempre a melhor saída. Mas sem repreensão.

 

6 Comentários

  1. Braulio futa disse:

    Eu sento dor no penis quando esto a orina o que é isso

  2. Abner kanan disse:

    Meu nome é Abner tenho 11 anos

    Oi,eu me masturbo de 2 a 4 vezes por dia isso faz mal?
    Mas uma pergunta,quantas vezes por mes e o serto se mastubar na minha idade?

    Obrigado

  3. Raiane disse:

    Oi eu sou raiane e tenho 13 anos numca me masturbei mais fico exitada muito rápido eu posso me masturbar?

  4. Emilly disse:

    Oi eu sou a Emilly tenho 14 anos me masturbo uma vez por dia isso me faz sentir bem mais Isso faz mal??

  5. Mariane cabray disse:

    Oii, meu nome é Mariane tenho 12 anos, me masturbei umas três vezes,me senti muito bem, mas tenho medo de contar para os meus pais sobre isso, como posso abordar o assunto com eles?
    Algo a ressaltar, nas duas últimas vezes a me masturbei, além de ter sido melhor, saiu uma gosma branca,bom pegajosa, n sei oq era aquilo, pode me dizer oq era?

  6. Arthur disse:

    Oiii meu nome de Arthur, tenho 10 anos e me masturbei 7 vezes. na última, saiu uma gosminha branca, pegajosa uma coisa rara OBS: antes de sair Senti um Choque Gostoso e me senti bem 😌

Deixe seu comentário: