Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Município reforça alerta e prevenção contra a dengue

qua, 21 de janeiro de 2026 10:25

Da Redação

Foto 1: Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, chikungunya e zika; água parada é o principal foco de reprodução.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve principalmente em locais com água parada, como caixas-d’água abertas, pneus, vasos de plantas e garrafas. Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar. A doença ocorre com mais frequência no verão, período em que o calor e as chuvas favorecem a reprodução do mosquito, acelerando seu ciclo de vida e aumentando os focos de transmissão.

Segundo o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 12 de janeiro o estado havia registrado 964 casos prováveis de dengue, dos quais 119 foram confirmados. Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação relacionados à doença. Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 78 casos prováveis, sendo 30 confirmados, também sem registro de óbitos. Quanto ao vírus Zika, há um caso provável e nenhum caso confirmado em Minas Gerais, sem mortes associadas.

Em Araguari, de acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até o dia 15 foram registrados 49 casos prováveis de dengue, sem nenhum óbito em investigação ou confirmado.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a secretária municipal de Saúde, Thereza Christina Griep, destacou pontos importantes sobre o combate à dengue. “Nós estamos aqui para lembrar a nossa população sobre o enfrentamento contra a dengue. Nós estamos em um período de alerta, no qual precisamos do apoio de toda a população para combater o mosquito”, afirmou.

O coordenador do Departamento de Zoonoses, Pedro Lucas, também reforçou o pedido de colaboração. “Eu queria pedir à população que tire um tempo por dia para olhar na casa de vocês, se realmente tem algum foco de dengue, alguma água parada. Nós trabalhamos na Zoonoses, mas contamos bastante com o apoio de vocês. Então, abram as portas para os nossos agentes. Existem outros municípios que estão em estado de alerta, por isso contamos com a colaboração de vocês”, destacou.

Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, todos os agentes estarão vestidos com coletes da Secretaria, e é muito importante que os moradores abram as portas para que eles possam verificar se existe algum criadouro nas residências. “Nós precisamos do seu apoio nos criadouros que são repetidos todo ano nas campanhas de dengue”, disse Thereza.

Pedro Lucas voltou a alertar para os cuidados mais comuns dentro de casa. “Pessoal, encontramos muitos pneus que precisam estar virados, eles não podem acumular água. As garrafas precisam estar viradas para baixo, verificar os ralos. Esses pontos são muito batidos, então prestem atenção na casa de vocês. Vocês são uma ajuda importante para nós”, concluiu o coordenador.

Foto 2: A doença ocorre com mais frequência no verão, período em que o calor e as chuvas favorecem a reprodução do mosquito.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: