Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mulheres provocam menos acidentes na rodovia BR-050

sáb, 7 de março de 2020 05:02

por Luiz Muílla

Se por um lado, ainda é comum comentários que mulher e direção não combinam, por outro, números mostram que a realidade é bem diferente. Estatísticas do Centro de Controle Operacional da Eco050 apontam que, proporcionalmente, as mulheres têm menos chances de causarem um acidente. Em 2019, por exemplo, homens conduziram oito em cada dez automóveis envolvidos em colisões, capotamentos ou outras ocorrências registradas.

Nos 436,6 quilômetros da BR-050, 82% dos acidentes entre caminhões, carros e caminhonetes foram causados por homens, em comparação a apenas 18% em que o erro foi das mulheres.

No ano passado, mulheres causaram 18% dos acidentes na BR-050 ** Divulgação

No ano passado, mulheres causaram 18% dos acidentes na BR-050
** Divulgação

 

Ainda de acordo com o levantamento, 320 representantes do sexo feminino se acidentaram, contra 1.483 homens. Os dados correspondem a ocorrências de diversas naturezas, como acidentes leves, moderados, graves e com morte, de janeiro a dezembro.

Analisando sinistros envolvendo motos, a diferenças entre homens e mulheres aumentam ainda mais. Condutores do sexo masculino estiveram presentes em 88% dos registros, enquanto os do sexo feminino, em apenas 12%. Em outras palavras, nove em cada dez motocicletas envolvidas em acidentes de diversas naturezas, no último ano, eram pilotadas por homens.

O levantamento da Eco050 vai ao encontro de dados obtidos por diversos órgãos do Brasil e do mundo. Conforme a Seguradora Líder, por exemplo, que é responsável pelo pagamento do Seguro Dpvat, do total de vítimas de trânsito indenizadas em 2019, 75% eram homens e 25%, mulheres. A proporção foi similar aos registros dos últimos três anos.

Embora algumas pessoas possam argumentar que a quantidade de mulheres habilitadas seja menor que a de homens, o que explicaria a diferença estatística entre os gêneros, muitos estudos apontam que a resposta está em questões culturais e comportamentais. Enquanto homens são estimulados a serem mais agressivos e competitivos, o que influencia negativamente na hora de dirigir, as mulheres tendem a apresentar um comportamento mais cauteloso. Tanto é assim que, à exceção de algumas capitais nacionais, o valor de apólices de seguro automotivo para homens costuma ser mais caro do que para mulheres.

Veículo Gênero
Feminino Masculino
Motocicletas 12% 88%
Automóveis 18% 82%

 

 

 

 

 

1 Comentário

  1. Cristiano dos Santos disse:

    Reportagem idiota, querendo dar ao sexo a questão de dirigir melhor. Como se isto não fosse algo de caráter.

Deixe seu comentário: