Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Movidos pela fé, cavaleiros deixam Araguari com destino a Romaria

sex, 1 de agosto de 2014 00:28
Oitava edição da cavalgada mobiliza centenas de araguarinos
Os cavaleiros iniciam a viagem às 7 horas deste sábado, 2, no bairro Industrial. Foto: Divulgação

Os cavaleiros iniciam a viagem às 7 horas deste sábado, 2, no bairro Industrial. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Um caminho movido pela fé. É assim que centenas de araguarinos tratam os preparativos para mais uma cavalgada rumo ao santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. Em sua oitava edição no município, a atividade ocorre neste fim de semana, com promessa de muita fé e confraternização.

Até então, 140 pessoas garantiram presença durante o percurso. Ainda assim, a expectativa é que a participação se torne maior. É o que almeja o diretor do Clube de Cavalgada Tropeiros do Cerrado, responsável pela iniciativa. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, Flávio Rosa enalteceu a oportunidade.

“Nas edições anteriores tivemos uma participação média de 80 cavaleiros. Para este ano, esperamos até 160 participantes. Trata-se de uma proposta muita importante voltada para a fé, os cuidados com os animais e a confraternização. Existe uma atenção especial para com todos os participantes. Teremos pessoas destinadas para não deixar o lixo pela estrada e uma série de procedimentos para garantir a segurança de todos”, explanou.

Entre as medidas apontadas pelo diretor, destaca-se uma ambulância com equipamentos e enfermeiros preparados para acompanhar os 100 quilômetros de trajeto, além de caminhões de boiadeiro e alimentação destinados para o respaldo de todos os envolvidos, inclusive os animais.

Os cavaleiros iniciam a viagem às 7 horas deste sábado, 2, no bairro Industrial, seguindo até um almoço em uma propriedade ainda na zona rural do município. Depois, os participantes retomam o percurso com destino a uma fazenda na cidade de Cascalho Rico. No local, os cavaleiros participarão de uma celebração religiosa e de um churrasco ao som de modas de viola, com todas as condições de abrigo e alimentação.

A chegada em Romaria está marcada para as 17 horas de domingo. Para Flávio Rosa, a iniciativa ultrapassa a devoção de cada participante. “Além da missa, representa uma grande oportunidade de reunir a família e os amigos”, ratificou.

Diante da tradição que envolve o evento, até o padre se prontificou em receber os participantes montado em um cavalo. Antes da chegada, os araguarinos se unem aos moradores de Estrela do Sul, formando um grupo de até 250 pessoas.

Aqueles que ainda não garantiram presença têm até hoje para participar. Basta se deslocar até a Casa da Loteria ou ao Sindicato Rural. Para concretizar a inscrição, é necessária uma taxa de R$ 70,00 para os associados do clube Tropeiros do Cerrado ou R$ 150,00 para não-sócios. O valor inclui toda a assistência, alimentação, dormitório e todas as condições oferecidas durante a expedição.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: