Sábado, 14 de Março de 2026 Fazer o Login

Moradores de rua: problema que se agrava constantemente

qua, 25 de fevereiro de 2015 01:23
A praça dos Ferroviários é um dos locais mais frequentados pelos andarilhos. Foto: Divulgação

A praça dos Ferroviários é um dos locais mais frequentados pelos andarilhos. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – As ruas de Araguari estão cheias de andarilhos. Este foi o questionamento levado ao plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 24, pelo vereador Dhiosney de Andrade (PTC). Segundo explanou, pedintes podem ser visto em semáforos como o da avenida Senador Melo Viana.

Grande aglomeração deles nas praças  centrais; alguns assediando as mulheres e ameaçando pedestres, que se sentem coagidos e obrigados a dar dinheiro a eles. Além de sujar o logradouro, fazendo necessidades nas vias públicas, por não ter outras opções, os andarilhos atrapalham a população.

Na tentativa de solucionar o problema, o vereador apresentou um requerimento solicitando toda documentação, inclusive os recursos destinados à secretaria de Trabalho e Ação Social, sejam eles recebidos ou perdidos nos últimos 12 meses e valores de cada  para análise dos edis.

“Desta forma pretendemos conhecer o trabalho feito pela secretaria e seus funcionários, bem como, obter informações sobre as ações que são realizadas no município, pois até então não existe um esforço efetivo que ampare estas pessoas. Infelizmente, a secretária não mantém uma postura conforme o cargo em que atua,” explicou.

Ainda conforme contou, as instalações do albergue oferecidas para abrigar moradores de rua não comportam a demanda e a cesta básica oferecida não corresponde à realidade dos necessitados. “Precisamos mudar a situação atual da cidade, pois o trabalho social é feito corpo a corpo junto à população, somente assim sabemos da necessidade de cada localidade e o que vem acontecendo com a população mais carente, infelizmente não vemos isso em Araguari,” desabafou.

Conforme apurou a reportagem, o transtorno ocorre diariamente, protagonizado por pessoas da própria cidade, ou seja, migrantes. Um exemplo é o grupo de aproximadamente dez pessoas que permanece nas imediações da praça dos Ferroviários fazendo uso de bebida alcoólica. No caso de imigrantes, segundo informações do departamento do Migrante e Imigrante, há providências para que eles retornem à sua cidade natal. O trabalho é feito no Terminal Rodoviário Tancredo Neves.

Reclamações da população

Andando pelas ruas, conversando com as pessoas, percebe-se que não só o vereador está incomodado, mas toda a população, como a aposentada Maria da Silva Rodrigues, 67 anos, que reside no bairro Goiás. “Acho que a prefeitura deve criar um projeto urgente para cuidar dessa gente, tomar atitudes para tirá-los da rua, corremos alguns riscos e transtornos quando passamos por certos locais como canteiros e praças”, opina.

Rodrigo dos Santos, de 42 anos, observa que o aumento da população de moradores de rua é por um problema que vem crescendo na sociedade em geral. “Acredito que a quantidade de mendigos nas ruas deve-se principalmente às drogas, pois podemos ver pessoas nas ruas consumindo álcool e entorpecentes à luz do dia; eles acabam se viciando e não voltam para casa”, finaliza.

A reportagem tentou entrar em contato com a equipe responsável pela secretaria de Trabalho e Ação Social, entretanto, até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.

2 Comentários

  1. Claudio disse:

    Tenho um comércio no centro e sofro com a quantidade de pedintes que entra em minha loja, pedem água, pedem pra ir ao banheiro, pedem dinheiro pra comprar comida, bebida, pra ir embora pra cidade de origem, e a cada dia aumenta.

  2. antonio disse:

    Araguari tem secretária de AÇÃO SOCIAL??????

Deixe seu comentário: