Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

qui, 28 de março de 2024 08:08

Da Redação

 

Ontem, 27, o Ministério da Saúde anunciou que mais 154 cidades receberão a vacina contra a dengue. Na primeira etapa, 521 municípios haviam sido selecionados para aplicar o imunizante em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Na ocasião, o ministério determinou que fossem

incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.

As 154 cidades estão localizadas em 11 Regiões de Saúde, que são formadas por municípios fronteiriços que dividem redes de comunicação e infraestrutura de transportes, são elas: Central – ES; Betim – MG; Uberaba – MG; Uberlândia/Araguari – MG; Recife – PE; Apucarana – PR; Grande Florianópolis – SC; Aquífero Guarani – SP; Região Metropolitana de Campinas – SP; São José do Rio Preto – SP e São Paulo – SP. O objetivo dessas regiões é unificar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

De acordo com o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.

“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

Ressalta-se que, a redistribuição das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados será detalhada em uma nota técnica do ministério.

Como todos os municípios do Mato Grosso do Sul já haviam sido contemplados e o Distrito Federal não tem municípios para onde redistribuir internamente, o

excedente dessas duas unidades será enviado para o Amapá.

 

Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga. Elas serão distribuídas para os 521 municípios já selecionados e para as 154 cidades adicionadas.

 

É bom mencionar que, o Ministério da Saúde não sabe precisar quando as doses chegarão nessas novas cidades, pois isso depende da logística.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: