Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Mini-parques transformam praças da cidade

sáb, 23 de novembro de 2013 13:28
Com a instalação de mini-parques, as pessoas voltaram a frequentar as praças da cidade Foto: Gazeta do Triângulo

Com a instalação de mini-parques, as pessoas voltaram a frequentar as praças da cidade
Foto: Gazeta do Triângulo

TALITA GONÇALVES – Espaços urbanos abandonados. Assim eram as praças da cidade, que ao invés de ser um local agradável para lazer e recreação de famílias, grupos de amigos, casais de namorados, acabaram se tornando ideais para usuários de drogas e marginais. A falta de iluminação e de estrutura, somados ao perigo, acabaram afugentando a população, que agora, começa a reaver esse espaço que é seu por direito.

Recentemente, mini-parques feitos de madeira tratada começaram a ser instalados nas praças da cidade. Um serviço extremamente simples, que não exigiu grande investimento. Os brinquedos têm vida útil de pelo menos quinze anos e são de fácil manutenção. Junto com os mini-parques, também foi providenciada iluminação, algo que fez toda a diferença. Proporcionou mais segurança, aumentou o tempo de utilização das praças e reduziu as chances dos brinquedos serem depredados.

A praça Rondon Pacheco é uma das mais frequentadas aos fins de semana. Na praça Terezinha França de Lima, universitários que esperam o ônibus intermunicipal dividem espaço com crianças na hora da saída da escola. “Minha mãe me deixa brincar aqui todo dia,” conta Camila Alves da Silva, de 5 anos.

A mudança é perceptível até mesmo para quem está de fora. É o caso de Mariana Peixoto Santos, que ao sair do trabalho, passa pela Rondon Pacheco na hora de voltar para casa. “Foi surpreendente ver uma praça que ficava abandonada agora estar cheia de gente, de crianças brincando,” relatou.

Roberto de Sousa Junior aprovou a iniciativa em uma página do Facebook. Ele elogiou o prefeito e a equipe envolvida no serviço, além de ressaltar a revitalização das praças. “Eu gostei, meu filho gostou e várias outras famílias também. Os erros não apagam os acertos, e mesmo que seja algo de “baixo custo”, simples, bobo, meros brinquedos, ou seja lá como preferem chamar, o fato é que é eficaz para seu propósito e gestões anteriores não fizeram.”

As praças Juca Domingos (bairro Chancia), Rondon Pacheco (Joquei Clube), Prefeito Elmiro Barbosa (Centro), Terezinha França de Lima, Getúlio Vargas (Centro), Juscelino Kubitschek  (Maria Eugênia/Brasília) e Milton de Melo (Aeroporto) e Distrito de Amanhece são algumas das que receberam o mini-parque. A previsão da prefeitura é instalar pelo menos um deles em cada praça do município até o final do ano.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: