Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Minas Gerais realiza trabalhos de prevenção e combate a incêndios florestais

ter, 30 de maio de 2023 08:07

Da Redação

Não jogar pontas de cigarro em áreas verdes está entre as ações de prevenção a incêndios

Quando a umidade do ar está baixa, o clima fica mais seco, aumentando os riscos de incêndios. As queimadas podem afetar não só o meio ambiente, mas também a saúde da população.

Sabendo disso, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realiza várias ações de combate a incêndios, dedicando recursos humanos e matérias para conter as chamas e proteger a vida e o patrimônio dos cidadãos.

Dentre as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, estão: monitoramento – os bombeiros realizam um constante monitoramento das áreas propensas a incêndios, através de parcerias com órgãos ambientais e o uso de tecnologia, como drones e satélites. Combate e resgate – o Corpo de Bombeiros é responsável pelo combate direto às chamas, utilizando técnicas e equipamentos adequados para controlar e extinguir os incêndios. Além disso, realiza resgates de pessoas e animais em situação de perigo. Educação e conscientização – os bombeiros promovem ações educativas e campanhas de conscientização, junto à população, para informar sobre os riscos dos incêndios em vegetação e a importância de adotar medidas preventivas.

Ontem, 29, a reportagem da Gazeta conversou com a sargento Adriana Campos, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, para saber quais são as orientações dos bombeiros para evitar incêndios em vegetação. “Todos os anos, executamos um plano de prevenção e combate a incêndio em vegetação no período de estiagem, que vai de maio a outubro”, disse.

Ainda, de acordo com Adriana Campos, o Corpo de Bombeiros tem algumas dicas importantes para evitar incêndios em vegetação, são elas: não jogar pontas de cigarro, fósforos ou materiais inflamáveis em áreas verdes; evitar fazer fogueiras em áreas não autorizadas; nunca deixar fogueiras, velas ou fogos de artifício sem a devida supervisão; ficar atento às condições climáticas e evitar queimar lixo ou realizar queimadas em período de estiagem; manter a vegetação limpa e organizada, ao redor de propriedades; ter cuidado ao realizar atividades ao ar livre que envolvam o uso de fogo, como churrascos (certifique-se de fazer em locais apropriados, com estruturas adequadas para a contenção das chamas); se detectar algum incêndio em vegetação, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número de emergência (193); esteja atento às proibições e restrições impostas pelos órgãos ambientais em relação a queimadas e uso do fogo em áreas rurais; participar ativamente de ações de voluntariado e programas de educação ambiental.

A reportagem do Jornal Gazeta do Triângulo também conversou com Lucenildo Batista, representante da Defesa Civil do município para saber quais são as ações que estão sendo realizadas para a prevenção e o combate a incêndios. “Nós estamos, juntamente com o Corpo de Bombeiros, no monitoramento. Os bombeiros realizam o combate a incêndios”, explicou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: