Domingo, 05 de Maio de 2024 Fazer o Login

Minas Gerais divulga resultados da vacinação contra influenza e contra a meningite

qua, 2 de agosto de 2023 08:03

Da Redação

A meta preconizada de vacinação contra influenza era de 90% dos grupos prioritários.

No dia 31, em todo estado, terminaram a campanha de vacinação contra a influenza e a estratégia de vacinação contra a meningite. Foram aplicadas mais de 6,6 milhões de doses da vacina contra a gripe. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destaca a adesão do público até o momento e reforça a orientação para os municípios analisarem a realidade local e os estoques disponíveis do imunizante para avançarem com a vacinação em seus territórios.

Ressalta-se que, a vacinação contra a gripe começou no mês de abril, de acordo com a campanha nacional do Ministério da Saúde. Até o dia 31 de julho, foram aplicadas 6.640.821 doses da vacina em Minas, isto é, uma cobertura vacinal geral de 63,31% em crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde. A meta preconizada era de 90% desses grupos prioritários.

Em Araguari, conforme o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, até ontem, 1º, 26.214 doses de vacina foram aplicadas, ou seja, uma cobertura vacinal geral de 42,90% em crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde.

Ao todo, a SES-MG distribuiu aos municípios 8.475.980 doses para vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. “Caso os municípios tenham doses em estoque depois do dia 31/7, a SES-MG recomenda que seja dada sequência na vacinação da população com idade superior a 6 meses, a fim de otimizar as doses, garantindo o estoque ao longo do ano para atender situações excepcionais (novas gestantes e segunda dose das crianças) ”, explicou a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Jaqueline Oliveira.

Com relação à meningite, a SES-MG expandiu a vacinação, desde novembro do ano passado, para todos os mineiros com idade a partir de 16 anos. Com isso, 2.640.164 doses da vacina foram aplicadas até o último dia 10, de acordo com as informações consolidadas dos municípios. Em Araguari, até ontem, 1º, 11.006 pessoas foram vacinadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Para a ampliação da estratégia, a Secretaria de Saúde enviou para os municípios 3.668.120 doses da vacina meningo C, que protege contra a doença meningocócica do tipo C. Geralmente, a vacina meningo C é administrada no calendário de rotina para crianças, com a aplicação da 1ª dose aos 3 meses de idade, a 2ª dose aos 5 meses de idade e o reforço aos 12 meses de idade.

A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro (as meninges). Essa inflamação afeta toda a região e atrapalha o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença causa sintomas, como: dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

 

Vale destacar que, as vacinas para gripe ou meningite são seguras e eficazes e estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde para o atendimento das pessoas incluídas nos grupos prioritários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: