Quinta-feira, 11 de Julho de 2024 Fazer o Login

Minas Gerais define data para início do pagamento do IPVA 2023

qui, 15 de dezembro de 2022 08:09

Da Redação

 

Em 2023, o mês de março será a data de início da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme a determinação do Governo de Minas Gerais. Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda afirmou que outras informações como calendário, emissão de guias e valores serão divulgadas posteriormente.

“O Governo de Minas Gerais informa que os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) têm início previsto para março. Demais detalhes, como calendário, emissão de guias e tabelas com valores, serão amplamente divulgados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) em momento oportuno”, diz o comunicado.

É bom mencionar que, essa espera também acontece por causa de projetos de lei que estão em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que preveem a alteração na forma de cálculo do tributo.

Com a confirmação do imposto para março, o estado pode seguir um calendário semelhante ao deste ano. Na oportunidade, os proprietários de automóveis tinham duas opções: pagar em cota única entre os dias 21 e 25 de março (a depender do final da placa do veículo) ou dividir em três parcelas (as duas últimas vencendo respectivamente entre 25 e 29 de abril e 25 e 31 de maio).

Vale destacar que, devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o IPVA em Minas Gerais em 2022 teve o mesmo valor de 2021. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual, Bruno Engler (à época no PRTB) e sancionado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Com a aprovação do governador Romeu Zema (Novo), os proprietários de veículos pagaram em 2022 o mesmo valor que a tabela de 2021. Um dos motivos para esse congelamento é a valorização do preço dos automóveis. Durante a pandemia, o valor dos carros usados aumentou 22,81% em média.

É importante esclarecer que, a legislação determina que a cobrança do IPVA seja realizada com base na tabela FIPE do ano anterior. Isto é, o IPVA 2023 deveria ser calculado conforme a avaliação da FIPE 2022.

Pensando na nova data de início da cobrança e também no provável aumento do IPVA, ontem, 15, reportagem da Gazeta entrevistou alguns proprietários de veículos para saber o que pensam sobre o assunto.

Conforme a aposentada, Neila Maria Borges, o aumento do tributo é um absurdo, pois o valor do salário terá poucas mudanças. A respeito do novo prazo, Neila Maria disse que ajudará um pouco, pois no mês de janeiro as pessoas já têm muitas outras contas para pagar.

“Esse novo prazo será bem-vindo, porque o IPVA é uma aflição que todo proprietário de veículo no Brasil tem anualmente. Nem contamos com 13°, já sabendo que em janeiro temos que pagar o ‘bendito’. O aumento do imposto considero terrível, porque num país em que pagamos impostos sobre a compra do veículo, sobre o uso anual do veículo, temos incontáveis pedágios nas estradas e ainda contamos com ruas esburacadas e malfeitas em todo país, é realmente terrível ouvir sobre aumento de impostos”, esclareceu, o servidor público, Guilherme Carvalho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: