Minas Gerais dá início à Campanha de Multivacinação 2025
ter, 7 de outubro de 2025 08:28Da Redação

Foto 1: O estado já ultrapassou a marca de 11 milhões de doses aplicadas este ano.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), iniciou nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação 2025. A mobilização segue até o dia 31 de outubro, com o Dia D de atendimento intensificado marcado para o sábado, dia 18. O objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de vacinação, prevenir doenças imunopreveníveis e ampliar a cobertura vacinal no estado.
De acordo com o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, o público-alvo prioritário são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. “No entanto, todos os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para conferência e atualização”, orienta.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estão disponíveis vacinas como BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV, entre outras, incluindo os reforços indicados conforme a faixa etária.
Prosdocimi destaca ainda que o Programa Mineiro de Imunizações já aplicou, até o momento, mais doses em 2025 do que em todo o ano de 2024. “A expectativa é ampliar ainda mais essa cobertura ao longo da campanha, com estratégias como vacinação em escolas e o uso dos vacimóveis”, disse.
Em um contexto de recuperação das coberturas vacinais, o estado já ultrapassou a marca de 11 milhões de doses aplicadas este ano, segundo dados parciais. Desde 2023, foram investidos R$ 165 milhões em ações de incentivo à imunização em escolas, creches e em atividades extramuros.
Um dos destaques da campanha é o uso dos vacimóveis — veículos adaptados que funcionam como salas de vacinação itinerantes. Essas unidades móveis percorrem praças, eventos e localidades de difícil acesso, garantindo mais alcance às vacinas e disseminando informações confiáveis. “Já temos 243 vacimóveis em operação, atendendo pelo menos 240 municípios e com mais de 195 mil doses aplicadas”, informa o subsecretário.
Além disso, o Estado tem investido na capacitação dos profissionais da saúde. Parcerias com a Opas/OMS e universidades mineiras têm promovido oficinas, cursos de boas práticas e qualificação dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).
Em Araguari, a Campanha de Multivacinação também começou no dia 6. A coordenadora de Imunização do município, Jandra Rabelo, detalhou a programação local. “A campanha vai até o dia 31 de outubro, com o Dia D no dia 18, quando todas as unidades de saúde estarão funcionando. Também contaremos com o vacimóvel em ponto estratégico, que será definido nos próximos dias”, explicou.
Segundo Jandra, todas as vacinas previstas no calendário nacional estarão disponíveis para crianças, adolescentes e adultos. “Os jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não receberam nenhuma dose contra o HPV, também poderão ser imunizados durante a campanha”, completou.

Foto 2: Todas as vacinas previstas no calendário nacional estarão disponíveis.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- SIC 2025 reforça inovação e liderança do café qui, 6 de novembro de 2025
- Festival SESI de Robótica premia equipes e celebra a criatividade dos jovens inovadores qui, 6 de novembro de 2025
- Dívida deixa saúde de Ipatinga em crise qui, 6 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE NOVEMBRO qui, 6 de novembro de 2025
- VIRA-LATA – 6 DE NOVEMBRO qui, 6 de novembro de 2025
- MOMENTO DO VÔLEI – 06 DE NOVEMBRO qui, 6 de novembro de 2025
- Operações da PMMG seguem em Araguari com novas ações implementadas qui, 6 de novembro de 2025
- BNI Minas Veloz celebra 4 anos com palestra inspiradora e grande festa em Araguari qui, 6 de novembro de 2025
- Grêmio é o primeiro classificado para a fase semifinal do amador qui, 6 de novembro de 2025
- Estrela do Sul celebra avanço histórico na habitação popular qui, 6 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...
