Quarta-feira, 03 de Junho de 2026 Fazer o Login

Militares do Corpo de Bombeiros participam de atualização dos núcleos de incêndios florestais

qua, 3 de junho de 2026 08:00

Da Redação

Legenda: Evento reuniu militares de toda a região com instrução importante no Parque do Pau Furado.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 2º Comando Operacional de Bombeiros (2º COB), realizou, na última semana do mês de maio, o Nivelamento e Atualização dos Núcleos de Incêndios Florestais (NIFs), contando com a participação de militares especializados do 5º BBM (Uberlândia), 8º BBM (Uberaba) e 12º BBM (Patos de Minas).

 

O nivelamento reuniu 27 militares do 2º COB, além de instrutores do Comando Especializado de Bombeiros (CEB) e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), fortalecendo a integração operacional e a padronização de procedimentos relacionados à prevenção e ao combate aos incêndios florestais no âmbito do CBMMG.

 

Durante a semana de atividades, foram desenvolvidas instruções voltadas ao emprego operacional em incêndios florestais, à utilização de ferramentas de geoprocessamento, à mensuração de áreas queimadas, ao monitoramento por sensoriamento remoto, ao uso do sistema Geofogo, além de técnicas de Manejo Integrado do Fogo (MIF) e emprego do Sistema de Comando de Operações (SCO).

 

Como parte da programação prática, foi realizada atividade de queima prescrita no Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), em Uberlândia, executada de maneira técnica, coordenada e segura, seguindo rigorosamente planejamento prévio, parâmetros meteorológicos e técnicas baseadas em literaturas operacionais. A atividade contou com monitoramento permanente por drones, equipamentos de aferição meteorológica e equipes de ignição, supressão e segurança.

 

O nivelamento reforça o compromisso do CBMMG com a capacitação continuada de suas equipes especializadas, o fortalecimento da atuação integrada com os órgãos ambientais e o emprego de tecnologias aplicadas à gestão dos incêndios florestais, buscando respostas cada vez mais especializadas, eficientes e alinhadas aos princípios da Gestão do Risco de Desastres (GRD) e da preservação ambiental no Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: