Militares do 4º Pelotão de Meio Ambiente realizam a “Operação Piracema”
sáb, 27 de fevereiro de 2016 08:30Da Redação
Quantidade de autuações durante o período diminuiu
O período da Piracema, que teve início no dia 1º de novembro do ano passado, termina na próxima segunda-feira, 29. O 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário realiza, nesse final de semana, as últimas ações relacionadas à “Operação Piracema”.

Nesse final de semana, a equipe continua as ações referentes à “Operação Piracema”
De acordo com o sargento Silvino, assessor de comunicação do 4º Pelotão de Meio Ambiente, a partir de segunda-feira, as restrições referentes ao período da Piracema terminam. “Nessa data, retornam as restrições anuais regulares. O pescador poderá pescar até 10 kg, sendo necessária a licença de pesca de amador para a prática”.
O sargento comenta que a Piracema é o período de reprodução dos peixes. “Nessa época, eles sobem a correnteza para desovar, então, é um período em que há maior incidência da pesca predatória. Para evitar que isso aconteça, aumentamos a fiscalização”.
Durante o período, é permitida a pesca de apenas 3 kg e um exemplar por pescador. “É permitido pescar apenas os peixes que não são nativos da nossa bacia, como tucunaré, “zoiudo”, trairão, corvina, bagre africano, carpa, tilápia, piranha preta, carpa, tambaqui, pacu. As espécies nativas da bacia do rio Paraná (Paranaíba, Araguari e seus afluentes) como mandi, piau e barbado, não são permitidas até domingo, 28”.
Os pescadores que forem surpreendidos em locais proibidos ou em situações irregulares são encaminhados para a delegacia e recebem uma multa administrativa. Além disso, os materiais de pesca são recolhidos e apreendidos. “Também é prevista, pela lei 9.605/98, a pena de um a três anos de detenção. Se o pescador estiver em local proibido, é encaminhado para a delegacia. Caso ele esteja pescando em local permitido, mas esteja com espécies proibidas, também recebe voz de prisão”.
A equipe do 4º Pelotão realizou, durante a Piracema, um trabalho de conscientização envolvendo crianças, jovens e adultos. “Às vezes, quando o pescador é surpreendido, alega não ter conhecimento da legislação, porém, sempre colocamos todas as informações à disposição da comunidade. Esse ano, nós tivemos uma baixa considerável de autuações e estamos lutando para que esse período possa continuar sempre tranquilo. O período de reprodução tem que ser preservado, para que possamos aumentar a nossa população de peixes, que tem caído bastante”.
Nesse final de semana, a equipe continua as ações referentes à “Operação Piracema”. “Independente desse período, nossa fiscalização é constante, pois nosso setor é extenso. Fiscalizamos cinco reservatórios e cinco municípios”.
Disque Denúncia
O Disque Denúncia do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário possui um novo número. “Funcionamos por mais de 20 anos com o mesmo número de telefone, que será desativado. As pessoas que tiverem interesse em fazer denúncias relacionadas a qualquer setor do meio ambiente, como maus tratos a animais, pesca predatória, desmatamento, entre outros, devem ligar para o número (34) 3241-5513. Nosso plantão funciona durante 24h”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agronegócio mineiro cresce ter, 16 de dezembro de 2025
- Polícia Militar reforça segurança dentro do período de Natal sem ocorrências de destaque ter, 16 de dezembro de 2025
- Supercopa dos Campeões – A.A.A. Resgate ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Society Trintão do Pica-Pau – JAC Veículos ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Mineiro Fut7 – Araguari Fut7 ter, 16 de dezembro de 2025
- IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR REALIZA A 14ª EDIÇÃO DO “NATAL DO AMOR” EM ARAGUARI ter, 16 de dezembro de 2025
- Araguari recebe no próximo fim de semana encenação do Caso dos Irmãos Naves ter, 16 de dezembro de 2025
- RADAR -16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- Copinha Sub-17 de Futsal LAFS – Olé F.A ter, 16 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
